Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Por concentração e calmaria, Seleção encerra assunto Vinicius Jr: "É passado"

Ausência do jogador do Flamengo chama a atenção na véspera da estreia do Brasil no Mundial sub-17, na Índia. Espanha é o adversário deste sábado

Globo Esporte

06 de Outubro de 2017 - 14:37

Vinicius Junior não vai disputar o Mundial sub-17, por conta do veto do Flamengo, já tem até substituto anunciado, mas foi o principal assunto entre os jornalistas na véspera da estreia da seleção brasileira. Neste sábado, o time comandado pelo técnico Carlos Amadeu inicia sua campanha contra a Espanha. Mas, por enquanto, a ausência do atacante ainda chama a atenção.

Vendido ao Real Madrid em maio deste ano por 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões na cotação atual), Vinicius Junior era ansiosamente esperado pelos indianos. A Fifa já badalava a competição com a presença do jogador, mas o "não" do Flamengo frustrou a organização do Mundial, fãs e jornalistas que pretendiam acompanhar a joia. Para se ter uma ideia, três jornais da Espanha cancelaram a cobertura após a notícia de que ele não jogaria.

O técnico Carlos Amadeu responde a todas as perguntas sobre Vinicius, mas acha que já passou da hora de encerrar o tema. Não quer abrir a possibilidade de um problema para o grupo.

- O foco agora é o Mundial. Independentemente da presença do Vinicius, que foi realmente muito importante (na conquista do Sul-Americano), é um jogador de muito talento, mas é passado. O foco agora também é no nosso grupo, nos atletas que estão presentes e têm capacidade de superar todos os desafios que nos forem impostos - frisou Amadeu.

Vinicius é um dos melhores jogadores do mundo na categoria e o com mais experiência profissional. Foi artilheiro e líder em assistências do Sul-Americano Sub-17 e já estava entrosado com Paulinho, do Vasco, e Lincoln, do Flamengo, que agora têm a missão de comandar o ataque. Brenner, atacante do São Paulo, substituirá o jogador rubro-negro. Brenner, aliás, foi bem na fase de preparação da seleção brasileira. No último teste antes da estreia, ele fez os dois gols da vitória por 2 a 1 num amistoso contra a Nova Zelândia.

- Ao longo desses dois anos e meio de convocação dessa categoria, fizemos várias convocações com a presença desse atleta (Vinicius Junior) e sem a presença dele. Criamos nesse grupo a confiança para que jogue sem os principais jogadores ou aqueles que têm mais mídia. Eles já sabem jogar em outro sistema, estratégia diferente. Preparamos o time para todas a situações - afirmou o treinador.

Porta-voz do grupo, o zagueiro Vitão lamentou a ausência de Vinicius, mas fez o mesmo caminho do técnico Carlos Amadeu. Para ele, não é impossível substituir o jogador do Flamengo. E mais: dá até para ir além.

- Claro que se estivesse aqui o Vinicius nos ajudaria muito. Mas temos jogadores comprometidos e talentosos. Se cada um der mais 10%, podemos fazer dois Vinicius Junior. Temos jogadores para suprir essa ausência dele. Falamos com ele depois da notícia da ausência dele e mandei uma mensagem depois de saber da lesão que ele sofreu. Esperamos que ele se recupere o mais rápido possível - disse o capitão, que foi escolhido após uma votação de cada jogador.

Brasil e Espanha se enfrentam em Cochim, às 8h30 (de Brasíia).