Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Antes de UFC 216, Demetrious Johnson critica política de armas dos EUA

Campeão peso-mosca não comenta saúde de Ray Borg, lamenta atentado em Las Vegas e não se esquiva de polêmica sobre armamento: "Acho que deveriam repensar a política de armas".

Combate.com

07 de Outubro de 2017 - 08:37

O treino aberto de Demetrious Johnson antes do UFC 216 não teve só seu desafiante, Ray Borg, como assunto. O atentado em Las Vegas segue repercutindo entre os lutadores do Ultimate, acostumados com grandes eventos na cidade. Além de falar da luta, sua décima primeira defesa de cinturão, o campeão peso-mosca não se esquivou de perguntas sobre os trágicos acontecimentos.

- Aconteceu muita coisa por aqui. Minha esposa me ligou preocupada. As pessoas ficaram tristes e chegaram aos seus limites, mas a vida continua. Nunca esqueceremos o que aconteceu, mas o UFC é um negócio e precisa seguir em frente. Não é difícil manter a minha concentração na luta, porque felizmente não tive ninguém próximo a mim envolvido ou ferido. Meus filhos, eu e minha mulher amamos country music. O que teria acontecido se tivéssemos chegado antes a Las Vegas? Ela teria querido ir ao show, e isso traria algumas lágrimas aos meus olhos - declarou.

Nem quando questionado sobre a política de controle de armas dos Estados Unidos, um assunto de enorme polêmica no país, o "Mighty Mouse" titubeou. Rápido e certeiro como no octógono, ele bateu forte na legislação e nas emendas que, em sua opinião, acabam por permitir massacres como o de Las Vegas.

- É difícil falar sobre uma política de controle de armas. Eu tenho duas armas, e atiro desde os quinze anos. Meu pai foi um grande caçador e tinha inúmeras armas. Eu respeito o poder das armas, e não as vejo como um brinquedo. Mas o atirador tinha armas automáticas e coisas assim. Acho que deveriam repensar a política de armas, mas ao mesmo tempo, se existe o acesso, as pessoas vão abusar dele. Ninguém deveria poder ter 34 armas. Não existe motivo para ter tantas armas assim. Jimmy Kimmel foi preciso no que disse. Quem precisa ter 34 armas, especialmente um homem de 64 anos de idade, que não é um caçador? Uma vez alguém colocou fogo em um hotel daqui, e foram tomadas precauções para que isso não voltasse a acontecer. Vemos às vezes alguém entrar em uma escola com armas de fogo, munição e disparar contra todos. Houve alguma mudança na lei? Não, porque invocam a emenda. O fato é: se existe essa emenda, as pessoas vão abusar dela - opinou.

Já na parte esportiva, Demetrious aproveitou para convocar a torcida brasileira para o seu lado. Mas se não evitou entrar em polêmicas sobre o atentado, saiu pela tangente ao falaa saúde de Ray Borg, que não o enfrentou no UFC 215 após passar mal.

- Espero fazer uma luta fantástica. Não quero que os brasileiros fiquem chateados comigo. Estamos juntos! Ray Borg parece estar ótimo, mas o estado dele não é responsabilidade minha. O UFC tem médicos, ele tem treinadores que podem garantir que ele esteja bem. Não é problema meu - disse.

Acostumado a quebrar recordes e isolado como líder do ranking peso por peso do Ultimate, Demetrious Johnson garantiu não se sentir pressionado para se manter no auge.

- Eu não me sinto pressionado. Eu treino demais na academia para vir aqui e não conseguir finalizar a luta. Eu me pressiono para finalizar meus parceiros de treinos, para vencer os rounds. Isso, sim. Eu me levo à exaustão. Não vou enfrentar um cara que esteja 100% fisicamente após um único round. Eu enfrento, em cada round, caras que estão totalmente descansados. Quando o sparring entra para treuinar comigo no segundo round, o do primeiro round está sentado descansando, esperando a sua vez de voltar ao treino. Isso faz com que eu encare meus sparrings sempre 100% descansados, para me fazer chegar ao limite - finalizou.

O UFC 216 começa às 19h15 (horário de Brasília) deste sábado e o Canal Combate transmite todas as lutas ao vivo e com exclusividade. O Combate.com acompanha o evento inteiro em Tempo Real e exibe em vídeo os dois primeiros confrontos.

UFC 216
7 de outubro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Tony Ferguson x Kevin Lee
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Ray Borg
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Derrick Lewis
Peso-mosca: Mara Romero Borella x Kalindra Faria
Peso-leve: Beneil Dariush x Evan Dunham
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30, horário de Brasília):
Peso-galo: Tom Duquesnoy x Cody Stamann
Peso-leve: Lando Vannatta x Bobby Green
Peso-palha: Pearl Gonzalez x Poliana Botelho
Peso-mosca: Matt Schnell x Marco Beltrán
Peso-pesado: Walt Harris x Mark Godbeer
Peso-mosca: John Moraga x Magomed Bibulatov
Peso-médio: Thales Leites x Brad Tavares