Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Após carta de servidores, índios apoiam novo coordenador da Funai

Pelo menos cem pessoas ocuparam a sede em apoio a Fernando, que recebeu as lideranças no saguão do prédio.

Campo Grande News

10 de Outubro de 2017 - 10:45

Índios das aldeias Bororó e Jaguapiru e de outras áreas da região protestam nesta terça-feira na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados. Segundo os líderes do movimento, o objetivo é dar apoio ao coordenador regional do órgão, Fernando da Silva Souza, nomeado no dia 18 de setembro deste ano.

A manifestação é uma resposta ao movimento organizado por servidores da Funai em Dourados, que enviaram uma carta ao presidente Michel Temer, ao presidente da fundação Franklimberg Ribeiro de Freitas, ao ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e ao ministro da Justiça Torquato Jardim. Pelo menos cem pessoas ocuparam a sede em apoio a Fernando, que recebeu as lideranças no saguão do prédio.

No documento, com 16 assinaturas, os servidores reclamam de interferência política na nomeação e cobram a manutenção no cargo do servidor de carreira José Vitor Dalla Nora. Ele ficou interinamente na coordenação até a nomeação de Fernando. A coordenação regional de Dourados atende pelo menos metade dos 50 mil índios de Mato Grosso do Sul.

"Estamos aqui na Funai para manifestar nosso apoio à nomeação do indígena Fernando Souza, por sua história de lutas dentro da comunidade indígena. Queremos mostrar que nossa voz precisa ser ouvida e só através de um líder capacitado e articulado como Fernando isso será possível. Esse movimento é uma resposta à carta escrita por meia dúzia de não indígenas enviada a Brasília. Fernando Souza nos representa e vai ficar, estamos prontos para a luta”, afirmou ao Campo Grande News o agente de saúde indígena Leoson Mariano. Fernando é da etnia Terena.

Esse é o segundo protesto na Funai em Dourados nos últimos dias. No dia 2 deste mês, um grupo menor, de um acampamento perto da BR-463, protestou contra a nomeação de Fernando Souza, que foi feita sem um diálogo com as comunidades, segundo o cacique Bonifácio Duarte.

Nomeação – Servidor concursado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e com atuação nos conselhos estadual e nacional de saúde indígena, Fernando teve aval do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) para assumir o cargo.

Parte dos funcionários, no entanto, protestou contra a nomeação, que teria sido feita sem diálogo com o movimento indígena e com os servidores da Coordenação Regional de Dourados e contra uma posição da Aty Guasu, principal articulação dos Guarani e Kaiowá, que defendia a permanência do servidor José Vitor Dalla Nora.

“As lideranças ali presentes afirmaram claramente que não aceitariam qualquer nomeação por motivação político-partidária”, afirmaram os servidores na carta. José Vitor assumiu o temporariamente o cargo em fevereiro deste ano, após a exoneração de Vander Aparecido Nishijima, que era da cota do PT.