Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Especialista reforça nos Diálogos de Inovação a importância da tecnologia para as indústrias

Daniel Pedra - Fiems

10 de Outubro de 2017 - 15:30

Especialista em indústria 4.0 e engenheiro industrial mecânico, Reinaldo Lorenzato é taxativo ao afirmar que as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes, precisarão investir pesado em tecnologia se quiserem ser competitivas no mercado. A análise foi apresentada nesta terça-feira (10/10) durante o terceiro encontro do projeto “Diálogos de Inovação”, realizado pela Fiems e Senai na sede da MS Gás, em Campo Grande (MS).

Com o tema “Internet das Coisas”, o palestrante mostrou com a ferramenta, que possibilita a coleta e análise de dados como a produtividade de uma máquina, por exemplo, permite a calcular com precisão resultados, captar falhas e como as condições do ambiente da fábrica influenciam nos resultados finais.

“Trabalhar com estes processos, entendo, é um caminho evolutivo sem volta. Todas as empresas, queiram ou não, serão inseridas nele. Por isso, minha sugestão para as empresas é: façam aquilo que é importante para os seus negócios, procurem no mercado soluções que sigam a capacidade de investimentos que a empresa tem, mas, realmente, não deixem de investir em tecnologia. Considerem dentro do plano de negócios, de evolução, de objetivos da empresa que a tecnologia faz parte e será um grande diferencial para o sucesso e, muitas vezes, sobrevivência das empresas”, afirmou Reinaldo  Lorenzato.

Ele acrescenta a importância de disseminar entre empresários essas novas formas de atuação. “Trazer esse valor para os empresários repensarem suas empresas como uma empresa diferente é de valia enorme”, avaliou sobre o projeto “Diálogos de Inovação”.

Repercussão

O diretor da Fiems, Julião Gaúna, que representou o presidente Sérgio Longen no evento, também pontuou que acompanhar as inovações é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. “Este encontro de hoje foi muito importante porque a Internet das Coisas, em um primeiro momento, parece uma ferramenta de informação somente, mas, ao contrário, é fundamental para o andamento de uma indústria. Atualmente, até uma cafeteira é conectada à Internet e, nos negócios, equipamentos, máquinas, também”, reforçou.

Idealizador do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, avaliou que o encontro foi muito produtivo para contribuir com o painel “MS - Indústria para o Futuro”, que será o resultado dos sete encontros do Diálogos de Inovação. “Hoje discutimos mais um dos sete temas específicos que se conectam e vão resultar no grande painel. A escolha da MS Gás para sediar esse evento foi relevante porque a empresa é um player importante no suporte ao desenvolvimento industrial do Estado”, emendou.

Anfitrião do evento, o diretor-presidente da MS Gás, Rudel Espíndola Trindade, também considerou a manhã produtiva e pontuou que a discussão vai ao encontro das necessidades de desenvolvimento do Estado. “Tivemos uma manhã produtiva, conversamos sobre tecnologia de ponta e produtos avançados com empresários e técnicos de alto nível. Nosso produto, o gás natural, exige alta tecnologia, segurança extrema, logística, e a Internet das Coisas, na qual você agrega melhorias na gestão, redução de recursos, melhorias na logística, vem ao encontro do que praticamos dentro da empresa e vem reforçar nossa vontade de investir mais”, disse.

Para o diretor-corporativo da Fiems, Claudio Jacinto Alves, é fundamental a busca das empresas por inovações para sair à frente no mercado. “Internet das Coisas é um assunto que está diretamente ligado às indústrias, que precisam se atentar e buscar se adequar a essas tecnologias”, analisou.

Empresários

Para a empresária Luciana Rockenbach, que atua na área de consultoria, além de clara, a palestra despertou ideias para uma atuação conjunta entre iniciativa pública e privada. “A palestra foi ótima e surpreendeu as minhas expectativas. O palestrante abordou o tema Internet das Coisas de forma fácil, sem muitos termos técnicos, então acredito que todo o público presente no evento foi capaz de entender. Me despertou a vontade de estudar mais sobre o assunto, na área da gestão pública a gente fica pensando o que é possível fazer agregando valor”, disse.

Proprietário de uma empresa de pequeno porte, Egon Hamster teve, com a palestra, a percepção de que não há como deixar de investir em tecnologia, independentemente do tamanho do negócio. “Eu gostei muito da palestra. Minha empresa é bem pequena, então ainda uso bem pouco dessas novas tecnologias, mas reconheço que conforme formos avançando, não teremos como fugir dessa questão e precisamos nos preparar para isso, por isso esse evento do Senai é tão importante para os empresários”, pontuou.

Diretor da Fiems e empresário do segmento do vestuário, Gilson Lomba, salientou a importância do evento para pensar a indústria do futuro. “Os empresários de hoje ainda não têm tanto conhecimento sobre inovação, internet das coisas, indústria 4.0, mas isso já é uma realidade e se nós não nos adequarmos para essas tecnologias, seremos engolidos. Então uma iniciativa como essa do Senai é imprescindível para o futuro das empresas de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Serviço – Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.dialogosdeinovacao.com.br