Imoveis a Venda | Classificados | Super Galeria | Videos

REDAÇÃO (67)3272-6466

Noticia de: 10 de Outubro de 2017 - 15:30

Especialista reforça nos Diálogos de Inovação a importância da tecnologia para as indústrias







 


Foto: Divulgação/Fiems


 
 

Especialista em indústria 4.0 e engenheiro industrial mecânico, Reinaldo Lorenzato é taxativo ao afirmar que as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes, precisarão investir pesado em tecnologia se quiserem ser competitivas no mercado. A análise foi apresentada nesta terça-feira (10/10) durante o terceiro encontro do projeto “Diálogos de Inovação”, realizado pela Fiems e Senai na sede da MS Gás, em Campo Grande (MS).

Com o tema “Internet das Coisas”, o palestrante mostrou com a ferramenta, que possibilita a coleta e análise de dados como a produtividade de uma máquina, por exemplo, permite a calcular com precisão resultados, captar falhas e como as condições do ambiente da fábrica influenciam nos resultados finais.

“Trabalhar com estes processos, entendo, é um caminho evolutivo sem volta. Todas as empresas, queiram ou não, serão inseridas nele. Por isso, minha sugestão para as empresas é: façam aquilo que é importante para os seus negócios, procurem no mercado soluções que sigam a capacidade de investimentos que a empresa tem, mas, realmente, não deixem de investir em tecnologia. Considerem dentro do plano de negócios, de evolução, de objetivos da empresa que a tecnologia faz parte e será um grande diferencial para o sucesso e, muitas vezes, sobrevivência das empresas”, afirmou Reinaldo  Lorenzato.

Ele acrescenta a importância de disseminar entre empresários essas novas formas de atuação. “Trazer esse valor para os empresários repensarem suas empresas como uma empresa diferente é de valia enorme”, avaliou sobre o projeto “Diálogos de Inovação”.

Repercussão

O diretor da Fiems, Julião Gaúna, que representou o presidente Sérgio Longen no evento, também pontuou que acompanhar as inovações é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. “Este encontro de hoje foi muito importante porque a Internet das Coisas, em um primeiro momento, parece uma ferramenta de informação somente, mas, ao contrário, é fundamental para o andamento de uma indústria. Atualmente, até uma cafeteira é conectada à Internet e, nos negócios, equipamentos, máquinas, também”, reforçou.

Idealizador do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, avaliou que o encontro foi muito produtivo para contribuir com o painel “MS - Indústria para o Futuro”, que será o resultado dos sete encontros do Diálogos de Inovação. “Hoje discutimos mais um dos sete temas específicos que se conectam e vão resultar no grande painel. A escolha da MS Gás para sediar esse evento foi relevante porque a empresa é um player importante no suporte ao desenvolvimento industrial do Estado”, emendou.

Anfitrião do evento, o diretor-presidente da MS Gás, Rudel Espíndola Trindade, também considerou a manhã produtiva e pontuou que a discussão vai ao encontro das necessidades de desenvolvimento do Estado. “Tivemos uma manhã produtiva, conversamos sobre tecnologia de ponta e produtos avançados com empresários e técnicos de alto nível. Nosso produto, o gás natural, exige alta tecnologia, segurança extrema, logística, e a Internet das Coisas, na qual você agrega melhorias na gestão, redução de recursos, melhorias na logística, vem ao encontro do que praticamos dentro da empresa e vem reforçar nossa vontade de investir mais”, disse.

Para o diretor-corporativo da Fiems, Claudio Jacinto Alves, é fundamental a busca das empresas por inovações para sair à frente no mercado. “Internet das Coisas é um assunto que está diretamente ligado às indústrias, que precisam se atentar e buscar se adequar a essas tecnologias”, analisou.

Empresários

Para a empresária Luciana Rockenbach, que atua na área de consultoria, além de clara, a palestra despertou ideias para uma atuação conjunta entre iniciativa pública e privada. “A palestra foi ótima e surpreendeu as minhas expectativas. O palestrante abordou o tema Internet das Coisas de forma fácil, sem muitos termos técnicos, então acredito que todo o público presente no evento foi capaz de entender. Me despertou a vontade de estudar mais sobre o assunto, na área da gestão pública a gente fica pensando o que é possível fazer agregando valor”, disse.

Proprietário de uma empresa de pequeno porte, Egon Hamster teve, com a palestra, a percepção de que não há como deixar de investir em tecnologia, independentemente do tamanho do negócio. “Eu gostei muito da palestra. Minha empresa é bem pequena, então ainda uso bem pouco dessas novas tecnologias, mas reconheço que conforme formos avançando, não teremos como fugir dessa questão e precisamos nos preparar para isso, por isso esse evento do Senai é tão importante para os empresários”, pontuou.

Diretor da Fiems e empresário do segmento do vestuário, Gilson Lomba, salientou a importância do evento para pensar a indústria do futuro. “Os empresários de hoje ainda não têm tanto conhecimento sobre inovação, internet das coisas, indústria 4.0, mas isso já é uma realidade e se nós não nos adequarmos para essas tecnologias, seremos engolidos. Então uma iniciativa como essa do Senai é imprescindível para o futuro das empresas de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Serviço – Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.dialogosdeinovacao.com.br








Daniel Pedra - Fiems


Reportar Erros



 


 
.
SIDROLÂNDIA - MS

Escolhido como ponto de encontro de amigos, empresário muda endereço de ...
MATO GROSSO DO SUL

Mulher está na base da pirâmide salarial de MS, mostra pesquisa do IBGE
MATO GROSSO DO SUL

Educação abre inscrição para cadastro reserva de professores contratados
SIDROLÂNDIA - MS

Almir Sater é recepcionado com costelada e dobradinha na chácara São José
 
 
  • Notícias
  • + Lidas

1

Escolhido como ponto de encontro de amigos, empresário muda endereço de cafeteria para ampliar espaço

Leia mais








© Regiao News - Todos os Direitos Reservados.
contato@regiaonews.com.br
+ 55 67 3272 6466
Desenvolvido por:
MD-WEBMARKETING