Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

OMC decide a favor do Brasil em painel contra Indonésia sobre exportação de frango

País contestava desde 2014 medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação de carne de frango brasileira.

G1

17 de Outubro de 2017 - 14:29

A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu favoravelmente ao Brasil em painel em que o país contestava medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação de carne de frango brasileira, informaram nesta terça-feira (17) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Barral M Jorge & Associados, que deram suporte ao governo brasileiro no caso.

A disputa foi iniciada em 2014 depois de anos de tentativas de negociação direta do governo brasileiro com o governo da Indonésia sobre barreiras consideradas fora das normas da OMC.

O Ministério das Relações Exteriores não comentou imediatamente o assunto.

De acordo com o governo brasileiro, há um mercado potencial de exportação de carne de frango do Brasil de US$ 70 milhões ao ano para o país asiático.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango. No ano passado, as exportações brasileiras do produto somaram 4,384 milhões de toneladas, com receita de 6,848 bilhões de dólares, de acordo com dados da ABPA.

Exportação facilitada

O Brasil avalia que decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) em painel aberto pelo país contra a Indonésia permitirá a eliminação de entraves à exportação de carne de frango brasileira, disse nesta terça-feira o subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty. A previsão é que o frango brasileiro seja exportado para o país asiático já em 2018.

Segundo Carlos Cozendey, a OMC reconheceu nesta terça-feira que a Indonésia colocava limitações sem justificativa a importações de frango do Brasil, o maior exportador global do produto.

A autoridade do Itamaraty disse ainda acreditar que o Brasil poderá iniciar ano que vem a exportação de carne de frango à Indonésia.