Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Guia da Segundona: Kaburé e Araguaína estão de volta; dez equipes lutam pelo acesso

A Segunda Divisão do Tocantinense começa neste sábado (21). As duas equipes finalistas asseguram vaga na elite em 2018.

Globo Esporte

21 de Outubro de 2017 - 08:52

Segundona desse ano conta com o retorno do Kaburé após dois anos longe dos gramados e do Araguaína há um ano sem competir devido uma suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Além dessas equipes, Capital e Palmas também estão na luta pelo acesso para a capital do Tocantins voltar a ter um representante na elite do Tocantinense. A competição desse ano terá 10 clubes e a bola rola neste sábado (21).

Fique por dentro do regulamento

Na primeira fase do certame dez equipes serão divididas em dois grupos: “A” e “B”, onde os times se enfrentam entre si em partidas de ida e volta. Classificando para a segunda fase os quatro que mais somar pontos em cada grupo.

Na segunda fase, oito equipes serão divididas em quatro grupos com duas equipes cada: “C”, “D”, “E” e “F”. Nesta fase duelam entre si e partidas de ida e volta. Classifica para a terceira fase as equipes que somar o maior número de pontos.

Na terceira fase, “Semifinais”, os clubes classificados serão divididos em dois grupos denominados de “G” e “H”. Nesta fase as equipes voltam a se enfrentar entre si em jogos de ida e volta. Avança para a quarta fase, nesse caso a final, os dois melhores de cada grupo.

Na quarta fase, "final", as equipes classificadas duelam em jogos de ida e volta, a equipe vencedora garante o título e o acesso. A equipe vice também garante ida à Primeira Divisão de 2018.

Estádios

Os quatro representantes da capital Palmas na competição sediarão seus jogos no estádio Nilton Santos. Da mesma forma que as equipes do norte do estado, Araguaína e Nova Conquista, dividirão o estádio Mirandão em Araguaína. Guaraí e Embuguaçuano vão mandar os jogos no Delfinão, na cidade de Guraí, e o Kaburé joga no Bigodão.

Nilton Santos 
Nome: estádio Nilton Santos
Cidade: Palmas
Capacidade: 10 mil
Times mandante: Palmas, União de Palmas, Capital FC e Imagine

Mirandão 
Nome: estádio Leôncio Miranda
Capacidade: 6.000 
Cidade: Araguaína
Times mandante: Araguaína e Nova Conquista

Delfinão
Nome: estádio Municipal Delfino Pereira Lopes
Capacidade: 3.500 pessoas 
Cidade: Guaraí 
Times mandante: Guaraí e Embuguaçuano de Colméia

* O estádio passou reformas recente

Bigodão 
Nome: estádio Municipal Antônio Neto 
Capacidade: 2.500 
Cidade: Colinas 
Time mandante: Kaburé

Equipes

Araguaína

De volta depois de mais de 500 dias longe da torcida e de competições oficias, o Tourão do Norte entra na Segundona Tocantinense com elenco forte para chegar à elite. O grupo é formado por jovens que disputaram o Estadual Sub-19 e por jogadores experientes, como Bruno Morais (meia), Jessuí o 'Chuteria-fone' (atacante) e Ederson (volante). No comando técnico está Ney César, com passagens pelo clube em 2013 e 2014.

Capital FC

O clube é o mais novo na disputa da competição, com apenas seis anos de fundação. O Rubro-Negro de Palmas confirma o seu DNA de clube formador e mais uma vez o elenco da equipe para um campeonato profissional contará com jovens da base. O Capital está na luta para voltar à elite do futebol tocantinense depois de ser rebaixado no Tocantinense 2017. O treinador da equipe será Fabrício Oliveira.

 

Alvorada

Após passar um ano licenciado, sem atuar, durante a temporada 2016, por falta de campo para jogar. O Alvorada é mais um dos times tradicionais de volta ao calendário de competições do estado. A equipe do sul do Tocantins será comandada pelo técnico Gil Correia e contará com um plantel jovem.

Palmas

O Tricolor da Capital conta com um elenco totalmente renovado para encarar a dura missão de voltar ao estadual da Primeira Divisão. Na temporada passada, o Palmas bateu na trave ao cair para o Colinas nas semifinais. O grupo do Tricolor é comandado por Caco Espinosa, sobrinho de Valdir Espinosa.

Kaburé

"O mais querido do Tocantins", é com esse slogan que a Coruja volta a uma competição oficial depois de três anos. O time da cidade de Colinas do Tocantins será comandado por Arismar Abreu e formado por atletas da região, de fora do estado e do sub-19. Desde que foi rebaixado em 2009, o time nunca mais voltou a figurar na elite do tocantinense.

Embuguaçuano de Colméia

Equipe é estreante em um campeonato profissional. O time conquistou vaga na Segundona deste ano depois de conquistar o Amadorzão, no mês de maio. Clube contará com grupo de atletas locais e que estavam no Estadual Sub-19 para a Segundona. Apesar de estar sediado na cidade de Colméia, o Embuguaçuano vai mandar seus jogos no estádio Delfinão na cidade de Guaraí.

Nova Conquista

Time é o representante da cidade de Nova Conquista, município no norte do Tocantins. O clube entra na disputa, claro, em busca do acesso à elite, e para quebrar uma sequência de dois anos sem vitórias no futebol profissional. O técnico do time será Danilo Pupo e o elenco é formado por atletas de fora do estado e da cidade. O time contará com o reforço de Aloísio Chulapa no ataque.

Guaraí

Lobão entra na disputa este ano sem tantas dificuldades como na edição passada da Segundona. O elenco é composto por 27 atletas e o técnico será Paulo Mendes. O Lobão é o maior vencedor da Segundona, são dois títulos, em 2009 e 2014. O objetivo esse ano é o acesso e o título do certame.

União de Palmas

O União vai pela terceira vez em sua história disputar a Segundona. Em 2015 e 2016, o time passou perto de chegar, mas caiu nas semifinais do certame. Para esse ano o clube buscou o experiente treinador Carlos Magno para buscar o tão sonhando acesso à Primeira Divisão.

Imagine

O Imagine volta a disputar a Segundona pelo segundo ano seguido de olho também uma vaga na elite. A equipe ficou de fora da disputa em 2015. Com sede em Taquaruçu o clube vai contar com alguns jogadores que estiveram na boa campanha do time no sub-19, que saiu nas semifinais e outros experientes vindo de fora do estado. O treinador será Huberlan Silva, que comandou o sub-19 e também a equipe em 2016.