Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

TSE pede mudança no horário de verão de 2018 por causa das eleições

Além do pedido encaminhado ao presidente da República, o TSE também encaminhou um ofício semelhante ao Ministério das Minas e Energia.

Midiamax

18 de Novembro de 2017 - 09:37

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, entregou ao presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), um ofício solicitando que em 2018 o horário de verão inicie após o segundo turno das eleições gerais do ano que vem, para não haver atrasos na apuração de votos e divulgação de resultados.

A razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários do País, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não afetem a votação para Presidente da República. A diferença de horário poderia confundir o eleitor e provocar um aumento no número de abstenções de voto.

O Código Eleitoral determina o dia e o horário em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8 às 17 horas do primeiro domingo do mês de outubro, e o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.

Devido aos quatro fusos horários no País, a votação não se inicia nem se encerra ao mesmo tempo em diferentes estados, e o horário de verão agravaria essa situação. Por exemplo, as urnas no Acre são fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Além do pedido encaminhado ao presidente da República, o TSE também encaminhou um ofício semelhante ao Ministério das Minas e Energia.