Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Na briga pelo título paulista, Santo André e São José duelam no Pedro Dell"Antonia

Equipe do ABC chega ao confronto em vantagem na série e pode erguer a taça neste sábado em caso de vitória.

Globo Esporte

18 de Novembro de 2017 - 11:00

Palco de decisões importantes do basquete feminino, como do Brasileiro e do Sul-Americano de 1999, o ginásio Pedro Dell'Antonia, em Santo André, recebe neste sábado mais uma final da modalidade. Desta vez, o título em disputa é do Campeonato Paulista de 2017. Santo André e São José duelam às 19h30, pela segunda partida da série melhor de três. A entrada para assistir ao jogo é gratuita e serão sorteados brindes para os torcedores.

O caneco estadual pode ser erguido já neste sábado. Como venceu o primeiro jogo em São José dos Campos, por 86 a 72, Santo André fica com a taça em caso de vitória. As joseenses precisam vencer o confronto para forçar a disputa do terceiro jogo, a ser realizado no domingo, 19, às 19h30, novamente no Pedro Dell'Antonia.

A uma vitória do bi e do hepta

Atual campeão paulista, Santo André busca o segundo título consecutivo e o sétimo da história da cidade. Foram três paulistas conquistados pelo extinto time da Pirelli (1965, 1974 e 1975), que defendia o município, e outros três com o nome de Santo André (1995, 2011 e 2016).

Após a primeira partida da final, a ala cubana Ariadna, cestinha do jogo e dona um duplo-duplo (23 pontos e dez rebotes), elogiou a postura da equipe do ABC e destacou o desejo de fechar a série neste sábado. A armadora Débora, que abriu a série com 14 pontos, sete rebotes, cinco assistências e 23 de eficiência, ressalta as dificuldades deste novo duelo.

– Será uma partida dura. Sabemos das qualidades do São José e vamos fazer de tudo para neutralizá-las. Estamos concentradas para fazer um bom jogo e fechar a série em 2 a 0 – disse a armadora.

– Sempre rola (ansiedade antes do jogo), mas temos uma equipe madura e consciente do que precisa ser feito para ganharmos. Estamos determinadas para colocar isso em prática para alcançar nosso objetivo – acrescentou.

Olho no primeiro título, mas sem pressão

Assim como Santo André, a equipe feminina do São José Basketball tem tradição na modalidade tanto com o time adulto quanto com as categorias de base. Foi por dois anos consecutivos terceira colocada na Liga de Basquete Feminino (LBF) e vice-campeã paulista em 2013, quando perdeu o título para Americana. Mas com a diminuição dos repasses públicos para a equipe, hoje a realidade é outra. Há dois anos o time é montado apenas para disputar o Campeonato Paulista, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos. Na temporada 2017/2018, novamente não disputará a LBF.

Diante dessa situação, o técnico Carlos Lima retira a pressão para a conquista do primeiro título estadual da equipe. Destaca que o objetivo foi cumprido com a chegada à final. Porém, isso não quer dizer que a equipe não vá lutar para ser campeã.

– Elas têm que jogar como a gente planeja. Muitas vezes, não conseguimos o resultado fora porque não estávamos fazendo o que tinha sido planejado. Temos quinta e sexta para tentar corrigir, motivar e passar tranquilidade para elas – disse o treinador, campeão da última LBF como auxiliar do Corinthians/Americana e técnico da seleção brasileira feminina na Copa América deste ano.

– Podemos vencer lá, desde que elas acreditem, façam um jogo consciente, sem desespero, sem nada de pressão. Não temos pressão alguma. Essa equipe foi montada para jogar os campeonatos. Em nenhum momento chegaram e falaram que temos que ser campeões paulista. A equipe não foi montada para isso. Foi montada para disputar as competições e está vindo muito bem – completou.

Santo André x São José

15/11 - 18h - São José 72 x 86 Santo André - Ginásio Cidade Jardim

18/11 - 19h30 - Santo André x São José - Ginásio Pedro Dell'Antonia

*19/11 - 19h30 - Santo André x São José - Ginásio Pedro Dell'Antonia