Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Temer se reúne com Rodrigo Maia na residência oficial da Câmara

Presidente acelera neste fim de semana as negociações da reforma ministerial a fim de obter votos para a reforma da Previdência. Cotado para o Ministério das Cidades, Baldy participou do encontro.

G1

19 de Novembro de 2017 - 19:28

O presidente Michel Temer chegou no início da tarde deste domingo (19) à residência oficial da presidência da Câmara para um encontro com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Casa. A reunião é a segunda neste fim de semana entre Temer e Maia. Eles já tinham se encontrado neste sábado.

O presidente da República ficou quase três horas na residência oficial da presidência da Câmara e, por volta das 17h, deixou o local.

Cotado para assumir o Ministério das Cidades, o deputado Alexandre Baldy (Pode-GO), que está de saída do partido Podemos e deve se filiar ao PP, também participou da reunião.

Entre os aliados de Temer que também compareceram ao encontro deste domingo estão o ministro Moreira Franco (Secretaria Geral) e os deputados Heráclito Fortes (PSB-PI), Pauderney Avelino (DEM-AM), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara, e Baleia Rossi (PMDB-SP), líder do PMDB na Câmara.

O ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), que pode ser substituído nesta reforma ministerial, também compareceu à reunião.

Segundo o Blog de Valdo Cruz, Temer pretende acelerar neste final de semana as negociações da reforma ministerial que pretende realizar, a fim de reorganizar a base aliada na Câmara e conquistar os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência.

A intenção é anunciar parte das mudanças no ministério nesta terça-feira (21). O nome de Baldy para a pasta de Cidades já está praticamente definido. Ele deve ser o substituto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que deixou o cargo. Baldy, que é próximo a Rodrigo Maia, contaria com o apoio de PP, DEM, PR e PMDB.

A outra troca prevista é a do ministro da Secretaria de Governo, o tucano Antonio Imbassahy. Partidos aliados ao Planalto na Câmara reclamam da presença no governo de ministros do PSDB, que, dividido, não se posiciona majoritariamente a favor do governo nas votações da Câmara.

Para a vaga de Imbassahy, o nome mais forte, segundo informou Valdo Cruz, é o do ex-ministro dos Transportes João Henrique de Almeida Sousa. Peemedebista, ele foi deputado pelo Piauí.

Depois que Temer e deputados deixaram a residência oficial da presidência da Câmara, Maia e Baldy se reuniram, no local, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Reforma da Previdência

O principal objetivo da reforma ministerial é assegurar a aprovação da reforma da Previdência na Câmara. Enviada no ano passado ao Congresso, a reforma patina na Câmara dos Deputados. No entanto, o governo retomou as negociações e espera aprovar a proposta até meados de dezembro.

Rodrigo Maia já disse apoiar a reforma da Previdência, mas afirma que, para isso, o governo precisa reorganizar a base aliada a fim de garantir votos para aprovar a matéria.

O presidente da Câmara chegou a oferecer um café da manhã para que Temer e a equipe econômica convencessem líderes da importância da reforma.

Após esse encontro, o relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), retomou o trabalho em cima do texto, a fim de apresentar uma nova proposta, mais enxuta, somente com pontos capazes de obter consenso entre as legendas.

A equipe econômica admite uma reforma desidratada em relação à proposta original, mas não abre mão de alguns itens da reforma, como idade mínima para aposentadoria e equiparação das regras do setor público com o privado.