Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Em 1º pronunciamento, Enelvo anuncia que em 60 dias começa escrituração de lotes da agricultura familiar

Em Sidrolândia, os primeiros beneficiados serão os 31 agricultores do Terra Solidária, um assentamento implantado pelo Governo do Estado.

Flávio Paes/Região News

21 de Novembro de 2017 - 14:44

Provavelmente em janeiro, dentro de 60 dias aproximadamente, agricultores familiares, beneficiários da reforma agrária, receberão as escrituras das suas áreas, tornando-se de fato e de direito proprietários, o que vai garantir a eles a oportunidade de ter acesso a linhas de crédito para investimento na propriedade.

O anunciado foi feita na manhã desta terça-feira por Enelvo Felini, em seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa como deputado. Em Sidrolândia, os primeiros beneficiados serão os 31 agricultores do Terra Solidária, um assentamento implantado pelo Governo do Estado no final dos anos 90 numa fazenda de 920 hectares às margens da MS-060.

“Estamos ansiosos pela escrituração que vai permitir, por exemplo, fazer um financiamento para comprar um trator. Instalar um galpão de ordenha”, avalia Wilson da Silva, um dos assentados beneficiados com lotes de 23 hectares.

Depois de tanto tempo de recebimento dos lotes, os agricultores ainda aguardam a instalação da rede de água. No georreferenciamento da antiga propriedade que originou o assentamento, constatou-se uma “sobra” de 50 hectares que poderão ser usados no assentamento de mais duas famílias pelo menos.

Ex-presidente da Agraer, Enelvo Felini lembrou que no Estado são 5.042 famílias vivendo em 126 assentamentos. “Os registros das escrituras já estão em andamento nos cartórios. Em 60 dias, no máximo, todos deverão estar habilitados, isso significa que os assentados serão proprietários legítimos de suas propriedades”, relatou.

De responsabilidade do Incra, conforme o deputado, são 204 assentamentos no Estado, num total aproximado de 27 mil famílias. “Em Iguatemi, estão sendo entregues os títulos aos agricultores do assentamento Auxiliadora. Por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, também foi possível adquirir a Fazenda Roncador, em Pedro Gomes”.

O crédito fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.