Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Bebê de grávida com morte cerebral em Campo Grande deixa hospital após 7 meses

Durante esses meses na maternidade da Santa Casa, Yago ganhou cerca de dois quilos e cresceu 15 centímetros.

G1 MS

21 de Novembro de 2017 - 16:31

Com sete meses, pesando pouco mais de três quilos e medindo 50 centímetros, Yago, filho de Renata Souza Sodré, 22 anos, que teve morte cerebral na 18ª semana de gestação e foi mantida viva por mais 10 semanas, deixou a Santa Casa de Campo Grande nesta terça-feira (21).

Depois de tanta espera, a família deixou o maior quarto da casa, no bairro Vivendas Park, para o pequeno Yago. Decorado com tons de azul, foram quatro meses para ficar pronto. O pai teve ajuda de muita gente para ajeitar tudo porque só tinha o fim de semana disponível.

“Ele merece, fizemos questão de fazer tudo com muito amor e carinho. Precisou aumentar a casa e trabalhamos no final de semana quando podíamos”, disse o pai.

Além disso, tudo foi doado: o berço, a cômoda, os brinquedinhos, fraldas e roupas. Teve doação que chegou de São Paulo, como o bebê conforto, e de muita gente que a família do Yago nem conhece.

A ansiedade é grande porque dos sete meses que Yago passou no hospital, os cinco primeiros foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dois no setor intermediário.

“Guerreiro, um grande guerreiro. Aos olhos do ser humano uma coisa impossível de acontecer e hoje ele vai receber alta

O menino foi o primeiro filho do casal Renata e Eduardo de Noronha que sonhava com a criança. A jovem sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 27 de janeiro deste ano e o diagnóstico de morte cerebral foi dado pelos médicos três dias depois.

A grávida foi mantida viva por aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebeu acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar. Com seis meses de gestação, Yago nasceu no dia 31 de março, com 1,050 quilos e 34 centímetros.