Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Aprovado exame obrigatório de trombofilia na rede pública de MS

Os deputados aprovaram a matéria em definitivo, na sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

Campo Grande News

22 de Novembro de 2017 - 15:47

Segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto que torna obrigatório a realização de exames para detectar a trombofilia, na rede pública de saúde, em Mato Grosso do Sul. Os deputados aprovaram a matéria em definitivo, na sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

O projeto do deputado Márcio Fernandes (PMDB) destaca que todas as unidades conveniadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) deverão disponibilizar este exame preventivo, de forma gratuita, quando houver solicitação médica.

O autor justificou que é uma forma de evitar maiores complicações, principalmente na gravidez. “Quando for solicitado o exame por um médico, deve ser feito de forma gratuita na rede pública, até para avaliar se o paciente tem pré-disposição para ter a doença, antes não era solicitado, trazendo muitos transtornos".

O deputado também citou que é uma doença que está atingindo mulheres, de diferentes idades. “Este projeto buscar disponibilizar o exame como uma medida preventiva, até para evitar eventuais mortes no futuro, pois com o diagnóstico precoce, significa custo menor para o governo, com tratamento na fase inicial”, explicou.

A trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.