Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

PIB cresce 0,1% no 3º trimestre, na terceira alta seguida

Indústria e serviços registraram avanço no período, segundo o IBGE.

G1

01 de Dezembro de 2017 - 08:27

No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira registrou a terceira alta seguida. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% em relação aos três meses anteriores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,6 trilhão.

O IBGE revisou o PIB do primeiro e segundo trimestres. Em vez do crescimento de 0,2% no período de abril a junho, o avanço foi de 0,7%. Já no primeiro, o crescimento foi de 1,3%, ao contrário do 1% anteriormente divulgado.

Dois dos três setores que compõem o cálculo do PIB registraram avanço. A indústria cresceu 0,8%, influenciada pelas indústrias de transformação (1,4%) e extrativa, (0,2%) e os serviços avançaram 0,6%, diante do resultado positivo do comércio (1,6%). Na contramão, a agropecuária recuou 3%, após ficar estável no trimestre anterior e registrar forte alta de 11,5% de janeiro a março.

Comparação

Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento do PIB foi maior, de 1,4%. Nessa base de comparação, ao contrário do que foi observado na análise trimestral, a agropecuária cresceu 9,1%. O IBGE atribui esse resultado ao desempenho da safra no período.

A indústria avançou 0,4%, puxada pelo aumento da produção de alimentos, veículos, móveis, máquinas e equipamentos, entre outros. Serviços, por sua vez, teve alta de 1%, sob influência do comércio (atacadista e varejista).

A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2017 foi de 16,1% do PIB. No mesmo período de 2016, o índice ficou em 16,3%. A taxa de poupança foi de 15,2% no terceiro trimestre de 2017, frente aos 14,9% referentes ao terceiro trimestre de 2016.

Acumulado no ano

No ano, o PIB acumula crescimento de 0,6%, puxado pela agropecuária, que cresceu 14,5%. Já a indústria tem queda de 0,9%, puxada pelo recuo visto na construção (-6,1%). O setor de serviços também tem, até setembro, resultado negativo (-0,2%), influenciado pelos recuos nos ramos de informação e comunicação (-2%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-1,8%).

ENTENDA O PIB E COMO ELE É CALCULADO

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,6%, e o Brasil passou pela pior recessão da história.

Previsões

O resultado não ficou próximo do que os economistas e indicadores previam para esse terceiro trimestre. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do PIB, apontava que, entre julho e setembro, a economia havia crescido 0,58%.

Para o ano de 2017, as previsões dos economistas do mercado financeiro indicam que o PIB ficará em 0,73%, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central.