Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Esporte

Jael cresce no fim do ano, abre disputa com Barrios e vai da Série C ao Mundial

Centroavante vira sombra forte para Barrios na final contra o Real Madrid, neste sábado

Globo Esporte

15 de Dezembro de 2017 - 08:36

Pode parecer inverossível. Mas o centroavante do Grêmio que não marcou um gol sequer em 2017 abriu a briga para ser titular na final do Mundial de Clubes, talvez o jogo mais importante da história tricolor. Jael viveu um ano de recuperação após o rebaixamento pelo Joinville, na temporada passada. Superou uma lesão séria no joelho no início do ano e agora é cotado para substituir Barrios na decisão deste sábado contra o Real Madrid.

E, para quem acompanha o Grêmio de perto, isso não chega a ser surpresa. Nas últimas vezes em que Jael foi acionado, o centroavante melhorou o time do Grêmio. Contra o Pachuca, na última terça, foi mais um exemplo. Com sua característica de briga e disputa física com os zagueiros, ganhou muitas vezes a posse de bola no campo ofensivo. E deu continuidade às jogadas, algo que Barrios não estava conseguindo.

– Sempre quando entro, é para dar o meu melhor, independente se sair jogando ou não, quero ajudar meus companheiros, o Renato, o Grêmio. O Renato sempre fala que não importa o quanto for jogar, procure entregar no tempo em campo. Sempre vou entrar com esse pensamento. Depende do Renato. Estou com o pensamento de ajudar – disse Jael, ao ser questionado sobre a possível titularidade.

Outra novidade para Jael tem sido a reação da torcida com ele. Fortemente contestado desde que foi contratado, o atacante virou uma espécie de talismã. Ao ser chamado por Renato para entrar em campo contra os mexicanos, o centroavante, diferente de outras oportunidades, foi saudado pelos gremistas presentes no estádio. A confiança do técnico o camisa 9 sempre teve, até por ser uma indicação do comandante. Mas faltava um clima mais propício para mostrar seu futebol.

"Ano passado estava sendo rebaixado com o Joinville para a Série C, hoje estou em um Mundial de Clubes pelo Grêmio, um grande clube. É histórico estar aqui" (Jael)

A final do Mundial também pode representar uma volta por cima na trajetória pessoal do atacante. Ano passado, ele atuava pelo Joinville. Perdeu dois pênaltis em duelo decisivo e acabou como personagem principal no rebaixamento à Série C do time catarinense, pelo qual nutre um carinho pessoal. Aliado a isso, tem contrato até o fim de dezembro. Uma chance e uma boa atuação podem garantir de vez a renovação.

– Meu contrato está encerrando, mas o pessoal já está falando com a diretoria. Mas estou me entregando porque é um momento histórico para mim. É para o Grêmio e muito mais para mim. Ano passado estava sendo rebaixado com o Joinville para a Série C, hoje estou em um Mundial de Clubes pelo Grêmio, um grande clube. É histórico estar aqui. É complicado, um rebaixamento, ainda mais por um clube que eu gosto muito, que é o Joinville. Aí tem minha vinda para o Grêmio, com muitos questionamentos, teve a lesão. A volta que não foi muito boa, mas não deixei a peteca cair. Sei que posso ajudar – afirmou.

No trabalho da última quinta-feira, Jael não treinou e ficou no grupo dos atletas que começaram jogando contra o Pachuca, apenas com recuperação física. No entanto, pode ser apenas por conta de ter atuado mais minutos do que Barrios, já que houve prorrogação na semifinal. Mas ainda assim, Jael está pronto para ser cruel outra vez. Quem sabe com o primeiro gol com a camisa gremista em uma decisão de Mundial.