Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Palmeiras encaminha venda de Mina para o Barcelona; falta assinatura

Acordo era ficar até a Copa do Mundo, mas clube espanhol pagará mais por antecipação

Globo Esporte

08 de Janeiro de 2018 - 16:33

Palmeiras está pelos últimos detalhes para anunciar a transferência do zagueiro colombiano Yerry Mina para o Barcelona. Ao todo, a operação chegará a 12,39 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões). Faltam basicamente as assinaturas para a concretização do negócio.

A última aresta tem a ver com o mecanismo de solidariedade da Fifa, no qual os formadores (clubes pelos quais o atleta passou dos 12 aos 23 anos) têm direito a receber um total de 5% de cada transferência, divididos proporcionalmente ao período. Do montante total, 590 mil euros serão destinados a esse mecanismo.

Dos 11,8 milhões de euros restantes, o Palmeiras ficará com 10 milhões de euros. O Santa Fe, que detém 20% dos direitos econômicos, receberá 1,8 milhão de euros, porque o clube brasileiro negociou para que essa porcentagem fosse referente ao antigo valor de prioridade de compra do Barcelona, de 9 milhões de euros.

A prioridade passaria a valer após a Copa do Mundo, em julho. Mas, diante da necessidade de tê-lo já em janeiro, o clube catalão aceitou negociar uma maior compensação financeira. Partiu também do zagueiro o desejo de se transferir agora, como ele próprio relatou à diretoria na sexta-feira passada, ao se reapresentar após as férias.

Vale lembrar que quem bancou a compra de Mina, em 2016, foi o ex-presidente Paulo Nobre. Ou seja, o clube terá de ressarcir, em acerto posterior, os R$ 11,7 milhões gastos por ele, com correção monetária. O lucro ficará com o Verdão.

Após chamar a atenção no Santa Fe, da Colômbia, onde foi campeão Sul-Americano, Mina foi contratado pelo Palmeiras em 2016. Logo no seu primeiro ano, o zagueiro foi um dos destaques do título brasileiro, se destacando com a saída de bola e seu jogo aéreo.

Números do zagueiro

O primeiro ano de Mina foi o melhor vestindo a camisa do Palmeiras. Apesar de ter atuado menos, o zagueiro conseguiu ser um dos destaques da equipe campeã brasileira, sendo presença garantida em todas as seleções da competição. Ao todo, em 2016, o colombiano atuou em 15 jogos e marcou quatro gols.

Em 2017, porém, o zagueiro não conseguiu repetir suas atuações. Para piorar, em agosto, Mina se lesionou em partida válida pela Libertadores, ficando cerca de dois meses fora dos gramados.

Números de Mina no Palmeiras

Jogos

Gols

2016

15

4

2017

34

5

Gringos na zaga

A passagem de Mina pelo Palmeiras também quebrou um retrospecto recente de zagueiros estrangeiros que não deram certo na equipe. Nos últimos anos, a torcida do Verdão viu gringos como o argentino Tobio, o paraguaio Roman e os uruguaios Victorino e Eguren (volante que atuava na zaga).

Com 49 jogos, Yerry Mina ocupa a 25ª posição entre os estrangeiros que mais atuaram pelo Palmeiras. Na posição em que atua, ele é o terceiro zagueiro que mais vestiu a camisa do Verdão. Na frente dele estão: Arouca (português – 137 jogos) e Gamarra (paraguaio – 57 jogos).