Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 8 de Maio de 2024

Policial

Fazendeira é multada em R$ 120 mil por desmatamento ilegal e erosão de solo em MS

G1 MS

20 de Janeiro de 2018 - 10:10

Uma fazendeira de 77 anos foi multada em R$ 120 mil na sexta-feira (19) por desmatar ilegalmente 112 hectares de vegetação de uma propriedade rural localizada em Bandeirantes, município na região central de Mato Grosso do Sul. A atividade provocou processos erosivos no local.

Conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA), a suspeita não tinha a autorização ambiental necessária para realizar o processo na fazenda. Foi constatado também que dois hectares do desmatamento eram de área protegida de preservação permanente (APP) de matas ciliares do córrego chamado Cachoeira Branca.

Além disso, processos erosivos se formaram no local devido a falta de conservação do solo, atingindo, inclusive, a margem do rio que passa pela propriedade. A polícia também explicou que uma parte do desmatamento foi realizado há um tempo, já existindo pastagem na área. Porém, a outra parte foi recente e as madeiras foram encontradas em leiras na região.

A proprietária rural, que mora em Campo Grande, foi autuada administrativamente e multada. A idosa também responderá por crime ambiental com pena prevista de três a seis meses de prisão. Além disso, ela foi notificada a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada) ao órgão ambiental estadual.