Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito cede à cobrança dos índios e autoriza força-tarefa para recuperar estradas na aldeia

Um grupo de 15 indígenas ocupou o saguão de entrada do Paço Municipal e exigiram audiência com o prefeito que acabou os recebendo.

Flávio Paes/Região News

22 de Janeiro de 2018 - 11:07

O prefeito Marcelo Ascoli acabou cedendo à pressão dos índios da Aldeia Córrego do Meio e prometeu enviar uma força-tarefa de pessoal e equipamentos da Secretaria de Infraestrutura para recuperar as estradas de acesso às comunidades no entorno da Reserva Buriti. Um grupo de 15 indígenas ocupou o saguão de entrada do Paço Municipal e exigiram audiência com o prefeito que acabou os recebendo.

Após a conversa, o prefeito garantiu que serão enviadas mais duas patrolas e três caminhões para recuperar a estrada que liga as comunidades indígenas a MS-162, por onde chegam ao perímetro urbano de Sidrolândia.

12 dias uma patrola, uma caminhonete C-10 e um caminhão F-4000 estão em poder da comunidade que tomou posse dos equipamentos da Prefeitura enquanto era feita a manutenção de travessões no Assentamento Flórida que faz divisa com a terra indígena.

Os índios resolveram reagir de forma mais radical porque as aldeias estão praticamente isoladas e suas reivindicações ignoradas pela Prefeitura. Segundo o cacique Genivaldo Campos o prefeito já pré-agendou uma visita à aldeia para tomar conhecimento das demais reivindicações da comunidade.