Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Jacini recebe hoje cúpula do Pefron que vem ao Estado conhecer ações do DOF

A atuação do DOF servirá de referência também devido à experiência do departamento, que já existe há 23 anos

Redação de noticia

05 de Maio de 2010 - 08:30

Onze estados brasileiros que fazem fronteira com outros países ganharão uma polícia especializada que terá como referência o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul.

Por isso, o Estado recebe hoje (5) a Cúpula do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron). Os especialistas em segurança pública dos 11 estados serão recebidos às 15h pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, no auditório da Infraero, localizado no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Os representantes da cúpula do Pefron chegam a Campo Grande e logo seguem para Dourados, onde acontece a reunião técnica e conhecem o trabalho desenvolvido pelo DOF no Estado. A visita vai contribuir para a elaboração do Manual de Procedimento Operacional Padrão nas Fronteiras. O documento contempla a iniciativa do Ministério da Justiça que vai incentivar a criação de grupos de atuação preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisa.

A atuação do DOF servirá de referência também devido à experiência do departamento, que já existe há 23 anos. Além do DOF, a Gefron (Grupo Especial de Segurança de Fronteira) de Mato Grosso é outra polícia especializada na atuação de fronteira que será referência para o Pefron.

Os 33 especialistas que chegam amanhã ao Estado integram corporações da Polícia Militar, Polícia Civil e ainda Peritos Criminais. Um dos objetivos da reunião é tornar uniforme as ações operacionais nas fronteiras sem contrastar as peculiaridades de cada região, proporcionando uma atuação mais rápida e eficiente. Os estados que estão dentro o plano do Pefron são Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá, Pará e Acre.