Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Dunga segue discurso, deixa meninos do Santos fora e troca Adriano por Grafite

Não houve apelo nacional ou campanha capaz de convencer Dunga.

Uol Esporte

11 de Maio de 2010 - 12:33

Na tarde desta terça-feira, o técnico da seleção brasileira anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul sem surpresas. Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram chamados. A maior novidade foi Grafite no lugar de Adriano. Na decisão do treinador valeu o esforço do grupo formado ao longo de seus três anos e dez meses à frente da seleção. Nas vagas que ainda levantavam dúvidas, foram confirmados Gomes, Doni, Gilberto, Michel Bastos, Thiago Silva, Kleberson, Nilmar e Grafite.

As atuações destacadas de Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram suficientes para comover Dunga. A dupla do Santos nunca jogou pela seleção brasileira principal. O treinador preferiu apostar no grupo que lhe deu sustentação durante sua gestão, nos bons e nos maus momentos.

O nome que mais chamou a atenção na lista foi o de Grafite. O atacante do Wolfsburg foi convocado apenas duas vezes, mas ganhou a vaga devido ao momento ruim de Adriano. Do Flamengo, o único chamado foi Kleberson, justamente o que mais corria risco caso Dunga cedesse à pressão por Ganso. Outra ausência importante é a de Ronaldinho Gaúcho.

Desde que o Brasil confirmou a vaga na Copa, o treinador da seleção foi bombardeado por campanhas em nome de alguns jogadores. A primeira foi por Ronaldinho Gaúcho, que voltara a atuar bem pelo Milan. Nas últimas semanas, Ganso e Neymar ganharam as manchetes. Mas nada disso convenceu Dunga e seu discurso de coerência.

Embora deva receber críticas pela inflexibilidade na convocação, Dunga tem a seu favor uma campanha positiva como comandante da seleção. Ele chega à principal competição do futebol prestigiado pelos resultados. Faturou dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), terminou as eliminatórias sul-americanas em primeiro lugar e obteve rendimento satisfatório contra seleções de primeiro nível.

A coerência tão proclamada pelo treinador ficou explícita até na maneira como a lista dos 23 foi apresentada. Junto com o nome do escolhido havia o número de convocações de cada um. Um claro recado aos que cobraram a presença dos novatos santistas.