Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

TJMS entrará na era de processos digitais

Assessoria

11 de Maio de 2010 - 15:39

Mato Grosso do Sul foi pioneiro no Brasil ao inaugurar em 2005 na Capital do Estado a 10ª Vara do Juizado Especial que foi a primeira a ter um sistema de movimentação processual totalmente eletrônico e a primeira no Brasil, na justiça estadual, a ter o andamento dos autos completamente informatizado.

Em abril, o sistema para a tramitação de processos do Tribunal de Justiça, o SG5, foi apresentado à administração do TJ e diretores de secretarias. Na sequência, a STI (Secretaria de Tecnologia da Informação ), fará propositura de criação de um grupo de estudo que acompanhará o desenvolvimento de todas a peculiaridades e adaptações que serão necessárias e incremento do fluxo de trabalho para que o programa melhor atenda ao Poder Judiciário de MS.

De acordo com o juiz auxiliar da vice-presidência, Marcelo Câmara Rasslan, o sistema será implantado o quanto antes para que todos os processos que tramitam na segunda instância sejam digitalizados. O juiz destaca que “será uma revolução nesse campo, que demandará treinamento de desembargadores e servidores e a reestruturação do espaço físico, que representarão economia de tempo, trabalho e a eliminação do uso do papel em processos”.