Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

PESQUISA

Dois estupros por minuto acontecem no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta o número estimado de 822 mil estupros por ano.

CNN Brasil

02 de Março de 2023 - 17:01

Dois estupros por minuto acontecem no Brasil
Segundo o Código Penal, relações sexuais com menores de 14 anos configuram estupro de vulneráveldpa/picture alliance via Getty Images.

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que aconteçam 822 mil estupros no Brasil por ano, o equivalente a dois casos por minuto. O Ipea também calcula que apenas 8,5% desses casos são reportados à polícia, e só 4,2% são identificados pelo sistema de saúde. Ou seja, além da impunidade para o agressor, a maior parte das vítimas também não recebe assistência médica depois do abuso.

O estudo se baseou em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, tendo como ano de referência 2019.

Os dados apontam maior ocorrência de violência sexual em vítimas entre 13 e 16 anos de idade, em sua maioria mulheres. O Instituto destaca que existem quatro grupos principais de agressores: parceiros e ex-parceiros; familiares; amigos ou colegas; e desconhecidos.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a estimativa de 822 mil estupros por ano ainda é conservadora. Os registros de violência sexual dependem, em boa parte, da decisão da vítima ou da família da vítima em denunciar e/ou buscar ajuda no sistema de saúde, o que faz com que o número de casos notificados seja bem distante do número real. Muitas vítimas não registram o crime em nenhum órgão público, seja por vergonha, sentimento de culpa, pressão da família ou outros fatores.

A violência sexual está frequentemente associada à depressão, ansiedade, impulsividade, distúrbios alimentares, sexuais e de humor, alteração na qualidade de sono, além de ser um fator de risco para comportamento suicida.