Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Saúde

Com resultados de exames represados, casos de dengue chegam a 143

Este crescimento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, reflete a liberação dos resultados pelo Laboratório Central de exames que estavam represados.

Redação/Região News

12 de Abril de 2024 - 09:55

Com resultados de exames represados, casos de dengue chegam a 143
Foto: Bruno Rezende

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, referente a 14ª semana epidemiológica, mostra uma explosão de casos de dengue em Sidrolândia, que entre um boletim e outro, aumentaram 2.760%, passando de 5 para 143 casos confirmados, ante 197 notificações de pacientes com sintomas. Este crescimento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, reflete a liberação dos resultados pelo Laboratório Central de exames que estavam represados.

Em relação a igual período de 2023, a incidência menor: ano passado, nesta mesma época, haviam 1.123 casos suspeitos e 345 confirmados. Com o período de chuvas, que facilita o aparecimento dos focos do mosquito Aedes egypt, a tendência é de aceleração dos casos. O último LIRA revelou 1,7 de focos.

Cenário 

Mato Grosso do Sul já registrou 13.285 casos prováveis de dengue, sendo 5.049 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica", divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (11). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 11 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Mundo Novo, Paraíso das Águas, Selvíria, Naviraí, Itaquiraí e Jardim.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, cinco delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Da população com vacina disponível, 3.506, 25,41% (891) recebeu uma dose. A Saúde tem em estoque 544 doses.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.859 casos prováveis, sendo 283 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 13 e semana epidemiológica 14, Juti apresenta alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Paraíso das Águas e Jardim. Em Sidrolândia registra 199 pacientes com sintomas e 5 confirmados. Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.