Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Saúde

MS já teve 14 mortes por dengue este ano

Outros 14 óbitos suspeitos de ter a mesma doença como causa são investigados.

Campo Grande News

17 de Abril de 2024 - 14:48

MS já teve 14 mortes por dengue este ano
O mosquito da espécie Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e também a zika (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Já são 14 as pessoas que morreram devido às complicações da dengue em Mato Grosso do Sul, segundo mostra o boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado hoje (17). A mesma quantidade de óbitos tem a suspeita de ter a dengue como causa, mas falta a confirmação de exames laboratoriais.

As duas vítimas confirmadas mais recentemente são mulheres. Uma tinha 91 anos e morava em Amambai e a outra tinha 74 anos e era de Ponta Porã. Do total de mortes computadas de 1º de janeiro até 13 de abril deste ano, a maioria é de homens e de pessoas idosas. No entanto, bebês de 1 ano e de apenas três meses estão entre as vítimas também.

MS já teve 14 mortes por dengue este ano

Fronteira - As cidades que fazem fronteira com o Paraguai ou estão próximas a ela concentram a maior quantidade de óbitos e têm a maior incidência de casos suspeitos a cada 100 mil habitantes.

Coronel Sapucaia, Juti, Chapadão do Sul, Aral Moreira e Costa Rica são as cinco cidades com incidência mais elevada. Ao todo, 40 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta quanto a isso atualmente, ainda segundo o boletim.

Chikungunya - Essa outra doença não causou nenhuma morte no Estado este ano, porém, a quantidade de casos suspeitos já é a maior dos últimos 10 anos. Foram relatados no boletim 4.093 casos prováveis, enquanto no ano passado estiveram sob investigação 3.475. Em anos anteriores, a quantidade não chegou aos 700 por ano.