Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Artigos

Bastidores da política sul-mato-grossense AMPLAVISÃO 9503

Manoel Afonso

13 de Setembro de 2013 - 13:51

AMPLAVISÃO 953   - (MENSALÃO: TUDO DOMINADO)

RÓTULOS  Porque os políticos dos direitos humanos enaltecem tanto o valor das vidas dos bandidos? Valeriam mais que das vítimas? Parecem viver em outra galáxia, mas o Jardim Paraty não é na Suécia. Insisto: esse pessoal precisa cair na real.

DELÍRIO  No episódio da morte dos dois ladrões da lotérica na capital, o deputado Kemp teria questionado a necessidade da reação do policial. Mas ele estava no local? Sabe a opinião daqueles que estavam sendo ameaçados? Menos, please!

JUSTIFICATIVAS “Você conhece as favelas do Rio? Já viu a seca no Nordeste? E você acha que vou gastar dinheiro com estádios”? Resposta do Gal. Figueiredo (1983)   a  João Havelange que lhe havia oferecido a Copa do Mundo no Brasil.

OLHO VIVO MS sai na frente. Protetor solar terá imposto de  medicamento e não mais de cosmético. Aí o preço final do produto baixará em nosso comércio.  Essa tacada  econômica social contra o câncer de pele é do deputado Marcio Fernandes.

EXPECTATIVA Chegando ao oitavo mês da sua gestão, Bernal ainda não apresentou oficialmente a 1ª dama da capital. Não se conhece tampouco sua equipe de trabalho e eventuais projetos na área social. Contraria assim a tradição. É estranho.

ANOTE!  A justiça vai chegar ao fundo poço, segundo as previsões do veredito do caso Mensalão. Todas as especulações e previsões de bar estarão confirmadas sobre o nível e idoneidade da nossa justiça. Portanto, todas as esperanças sepultadas.

LAMENTÁVEL A oposição continua como dantes: incolor, assexuada e inodora. O silêncio cemiterial que reina no Congresso é extensivo a nossa AL e Câmaras. Nem um pio contra as bandalheiras e escândalos nacionais. Teria trocado de lado?

A PERGUNTA: O tal ‘gigante’ acordou mesmo apenas teria levantado para fazer xixi? A previsível decisão  do STF será o marco para se aferir se o povo brasileiro perdeu  de vez  o  senso de indignação entregando os pontos. Dia 18: é aguardar!

CONTRADIÇÃO O deputado Marcos Trad denuncia o desvio de R$82 milhões da Enersul feito pelo Grupo Rede, com conivência da ANEEl. Mas então aquele diploma dado à Enersul como ‘empresa modelo’ não passava de arrumação?

“BRAVA GENTE”  Nossos congressistas brincam agora de fazer a reforma política, olhando evidentemente seus próprios interesses. As primeiras notícias sinalizam de que de fato não teremos mudanças substanciais em questões importantes.

QUESTÕES: O fim dos cabos eleitorais, placas, faixas, cavaletes e  o envelopamento de carros seriam pontos cruciais para aperfeiçoar o sistema eleitoral? Essas são apenas questões menores de uma legislação que protege quem está no poder.

PÉROLA  Se até aqui os candidatos que não respeitam a lei e são multados,  pagam  do próprio bolso, passariam a contar com mais uma benção oficial. As  multas seriam  quitadas com o dinheiro do Fundo Partidário. Incentivo à transgressão.

E VOLTA? Uns garantem que sim, outros acham que os tempos são outros e que ele ficou estigmatizado. A recente vitória na justiça eleitoral devolveu-lhe a visibilidade e já se especula em qual partido ele ingressaria para disputar o pleito de 2014.

MEMÓRIA  Em que pese o escândalo que a internet mostrou, Rigo contrariou as expectativas e obteve 20.572 votos, não se elegendo  por causa da legenda. Se tiver  mantidas intactas suas bases eleitorais e com poder de fogo, tem chances.

NO MÉRITO  Apenas Fábio Trad e Mandetta tem alcançado notoriedade nacional  na Câmara Federal. Os demais se limitam a operar na liberação de emendas para suas bases eleitorais. Sem especialidade, deputado desaparece naquele grande universo.

ONTEM  Quantos e quantos foram para Brasília e passaram despercebidos ao longo do mandato? Além da competência é preciso ter força no partido para missões que tenham visibilidade. Daí a tese de que a Câmara seria o cemitério de político.

TROMBADAS Comparam seu estilo político ao elefante numa sala repleta de cristais. E Bernal segue imponente, com aquele discurso rancoroso, de perseguido, fruto talvez de complexos ou traumas existenciais. Cairá antes de amadurecer?

COERÊNCIA A população espera uma reação compatível da Câmara Municipal no que tange a anunciada facada do IPTU acima da inflação. Vamos ficar atentos, um a um, quanto ao discurso e postura dos nobres vereadores. A conferir...

INCOERÊNCIA O PSDB faz vistas grossas ao seu pessoal que participa do governo da capital. O argumento de Azambuja não convence e retrata a dubiedade tucana. Aliás, o deputado integra o  rol da chamada ‘oposição comportada’ na Câmara.

COBIÇA Circula nos bastidores a tese de que Geraldo Resende batalha para a união do PMDB e PT, onde seria candidato a vice de Delcídio. No caso, Simone seria candidata ao Senado. Não duvido de nada: até de mula de duas cabeças. Sei lá....

SAÚDE Impressiona a espessura do couro desse pessoal investigado pela CPI da Saúde. Visíveis as manobras para procrastinar o feito, apesar da vigilância dos deputados. Mas você conhece a história do porco liso que vaza no buraco da cerca? Sei não.

LULA  Com a cerveja estocada para festejar a vitória dos mensaleiros.  Costurou nos bastidores do STF para isso. Em 2005 garganteou: “A única coisa que um presidente da República pode querer é que haja justiça. Para o bem e para o mal.” É o país!

Acesse meu blog: www.manoelafonso.com.br