Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Artigos

Leia a Coluna de Manoel Afonso "Rapidinhas" desta semana

Manoel Afonso

01 de Dezembro de 2010 - 16:33

COMPARE:  O investimento  de 1,1%  para a infra-estrutura do país no Orçamento-2011 é pífio;  é pouco mais do que Eike Batista pretende investir em suas empresas. Sem portos, aeroportos e rodovias, é impossível crescer.

QUANDO  André fala que é preciso preparar o MS para concorrer com outros Estados, ele está certo. Sem a duplicação da rodovia 163 e com a ferrovia Corumbá-Três Lagoas em frangalhos, nosso transporte continuará engessado.

É VITAL para nós a atuação de Moka como presidente da Comissão do Orçamento ( 30 deputados/10 senadores), além da bancada, sem picuinhas pessoais/partidárias. É tempo de pensar grande e não perder o bonde da história.

A PÉROLA Não satisfeito, Lula diz que em 2011 vai rediscutir o caso do mensalão. Nosso presidente não tem mesmo limites! Quer colocar uma bola vermelha na ponta de nosso nariz? O mensalão é batom na cueca do ilustre companheiro!

DO LEITOR “Lula, Dilma e Cabral não vão dar conta do Rio? Será que tinha acerto com a bandidagem até passar as eleições? Somos os “tais” no Haiti e não damos conta de nosso terreiro. Que tal chamar o Chávez e o Chapolim?”

NA AÇÃO do MP contra vereadores de Chapadão do Sul, consta que alguns chegaram a trocar peças-acessórios de seus carros. Elso Bandeira abusou: colocou descanso no banco dianteiro também com dinheiro público. Pode?

O PROMOTOR relata os casos escabrosos de gastos e pede o imediato afastamento  do presidente  Eduardo Belotti  e membros da mesa diretora.  A torcida da população esclarecida é para que o Juiz defira liminarmente o pedido.

É PRECISO mais atenção com os gastos de vereadores que vivem exclusivamente  da “renda” do cargo. Eles inventam despesas para torrar o duodécimo repassado pelo Executivo, sob a alegação de que são os “defensores do povo”.

A PROPÓSITO: seria ingenuidade acreditar em “vontade de servir” esse movimento para se aumentar o número de vereadores por aí. Ora! Há de se priorizar a qualidade! O papo de que não aumentarão os gastos é balela.

PAULO BERNARDO  no “paraíso”: sua mulher eleita senadora no Paraná e ele será  homem forte no Governo Dilma. Os petistas daqui têm nele uma figura de importância vital para fomentar as ligações políticas com o Planalto.

O EX-SECRETÁRIO  tem atendido MS, tendo ganho elogios tanto de André como de Nelsinho, além de senadores e deputados. É certo de que ele será decisivo para eventual aproveitamento de petistas (derrotados) lá  no Governo.

BOQUINHAS.  Ao invés de exportar petistas derrotados para Campinas e Porto Velho, por exemplo, a tendência é aproveitar Zeca, Amarildo e Teruel no “cabidão federal”. A peleia neste sentido já começou nos bastidores.

ZECA DO PT No saguão da AL fala-se da intenção petista em prestigiá-lo e há quem garanta que ele seria aproveitado no Conselho de Itaipu. Contaria mais o perfil político  do que a formação técnica-profissional. Alguma dúvida?

PAULO CORRÊIA Diz que a ação judicial de Tatiana  Ujacov, para impedir a matança de javalis, é um tiro no pé para as pretensões políticas dela.  Lembra: “os produtores rurais da Grande Dourados não irão perdoá-la”.

DAGOBERTO Mesmo após o escândalo das passagens aéreas e de sua derrota, quer polarizar com André para ocupar espaço na mídia e se firmar na oposição. Aliás, é outro que espera uma boquinha no Governo Federal.

E CONSEGUE?  Nos últimos 22 anos, apenas 3 políticos condenados pelo STF graças ao foro privilegiado. Após prender o comendador Arcanjo, Jader e Hildebrando, o senador eleito Pedro Taques (MT) quer o fim do privilégio.

TAQUES é procurador federal e derrotou os dois concorrentes (petista e tucano) com o discurso moralizador que o povo adora. Mas no fundo, esse cuiabano sabe que o corporativismo fala mais alto na classe política. Não é?

FESTIVAL de incoerências e de falta de memória. Teruel defende a volta da CPMF;  Azambuja é contra. O primeiro é do PT – que antes condenou o imposto ; o segundo é do PSDB, que criou a “facada” e que não aceita sua volta.  

ENTRE ASPAS:   Conta muito na análise do jogo eleitoral, o tempo no horário gratuito. E aí tanto o DEM  como o PSB são bem avaliados na sucessão da capital. Portanto e essa “crise existencial” do Zé Teixeira passa.

QUESTÕES  As mais citadas nas eleições da futura mesa da AL.  Jerson continuaria, no esquema de André. Londres quer sair da clausura? O PT encabeçaria chapa e tentaria atrair alguns estreantes. Fico com a primeira delas.

DOURADOS  A leitura dos últimos fatos diz que é impossível concluir todo o processo contra Artuzi e Carlinhos Cantor até o final do ano. Aí, a atual prefeita vai concluir o mandato. É bom ir se acostumando com essa verdade.

JUSTIÇA  Assisti e gostei das homenagens “in memorian” ao Mário Mendonça  e Rui Pimentel na sessão dedicada ao Dia do Radialista na AL – presidida por Marquinhos Trad. Iniciativa simples, mas significativa para a classe.