BRASIL
Brasil amplia mercados e conquista novas aberturas no Oriente Médio
Com novas aberturas, o agronegócio brasileiro atinge 488 novas oportunidades.
Dourados News
11 de Novembro de 2025 - 14:40

O governo brasileiro concluiu novas negociações sanitárias e fitossanitárias com os Emirados Árabes Unidos e o Líbano, abrindo caminho para a exportação de codornas e feijão preto, respectivamente.
As autoridades sanitárias dos Emirados Árabes Unidos (EAU) autorizaram a exportação de codornas destinadas à alimentação animal. Em 2024, os EAU importaram mais de US$ 3,3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, consolidando-se como o sexto principal destino das exportações do agronegócio nacional.
Já o Líbano aprovou a importação de feijão preto do Brasil. No ano passado, o país árabe comprou mais de US$ 432 milhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para carnes e produtos dos complexos sucroalcooleiro e de soja.
Com essas novas aberturas, o agronegócio brasileiro atinge 488 novas oportunidades de exportação desde o início de 2023, reforçando sua presença e competitividade nos mercados internacionais.
Os avanços são resultado do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que seguem atuando para ampliar o acesso de produtos brasileiros a novos mercados globais.




