Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 22 de Maio de 2024

Brasil

Casos da doença cisticercose aumentam no Brasil

Nos últimos anos, os casos de cisticercose têm aumentado drasticamente no Brasil.

Dourados News

21 de Abril de 2024 - 17:49

Casos da doença cisticercose aumentam no Brasil
Entre 2010 e 2020, estima-se que cerca de 6,5 milhões de carcaças de bovinos foram identificadas com a doença. Foto: Giro do Boi/Reprodução

Em meio aos avanços e sucessos da pecuária brasileira, surge uma preocupação crescente: o aumento dos casos de cisticercose. A doença, que pode gerar prejuízos significativos aos produtores, está se tornando uma ameaça cada vez mais real.

O médico-veterinário Marcelo Molento, PhD em parasitologia e professor da Universidade Federal do Paraná, falou sobre a situação.

Cisticercose no Brasil

Nos últimos anos, os casos de cisticercose têm aumentado drasticamente no Brasil. Entre 2010 e 2020, a doença atingiu cerca de 6,5 milhões animais.

Regiões como os estados do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro lideram os registros, apontando para uma questão não apenas de saúde animal, mas também de perdas econômicas significativas para o setor.

“O frigorífico não é culpado, em hipótese alguma. Ele não deseja fazer isso porque perde no valor da venda. Também é muito ruim para o nosso mercado porque o Brasil acaba sendo conhecido externamente como um mercado não comprador de carne saudável”, alerta o médico-veterinário Marcelo Molento, PhD em parasitologia e professor da Universidade Federal do Paraná.