Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Brasil

Corpo de Sérgio Britto é enterrado no Rio

Amigos e familiares se despediram durante enterro que aconteceu na manhã deste domingo (18), no cemitério São Francisco Xavier, no Caju

19 de Dezembro de 2011 - 18:06

Corpo de Sérgio Britto é enterrado no Rio

Após ser velado na tarde de sábado (17) na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o corpo do ator Sérgio Britto foi sepultado na manhã deste domingo (18), no cemitério São Francisco Xavier, no Cajú, zona portuária do Rio de Janeiro. Amigos e parentes como as atrizes Nathália Timberg e Totia Meirelles se despediram de Britto e homenagearam o ator com uma salva de palmas.

Aos 88 anos, ele morreu na manhã de sábado (17) vítima de uma insuficiência respiratória após passar um mês internado no hospital Copa D´or, na zona sul do Rio.

Velório

A atriz Fernanda Montenegro compareceu ao velório do ator e falou sobre o amigo de longa data. “[Sérgio Britto] era um homem excepcional. Viveu uma grande vida. Neste país tão caótico, do ponto de vista ético e comportamental, ele é uma liderança. Não foi uma liderança, ele é uma liderança”, disse a atriz.

Ela lembrou das companhias de teatro as quais liderou com o dramaturgo, como o Teatro dos Sete, em 1959, e o Teatro Tupi, em que contracenou com Britto durante dez anos semanalmente. Montenegro destacou a generosidade e honestidade do ator durante os mais de 60 anos de amizade. “Sérgio sempre passava por cima de algumas desavenças, nunca vi uma atitude persecutória de sua parte”, lembrou ela.

Na TV Brasil, o ator apresentava o programa semanal “Arte com Sérgio Britto”, em que abordava temas sobre teatro, cinema e literatura, fazia críticas sobre peças e filmes que estão em cartaz e entrevistava personalidades do meio teatral e cinematográfico brasileiro. Para Montenegro, o programa deveria continuar por sua importância na divulgação da cultura. “Ele atendeu, com esse programa, a todas as manifestações culturais. Acho que o programa deveria continuar com o nome dele, [mostra a] integração tão forte do Sérgio com a cultura do nosso país”, afirmou.

Luto

O governador do Rio, Sérgio Cabral, decretou luto de três dias pela morte do dramaturgo e, em nota, declarou que Britto foi um dos maiores atores da história da dramaturgia brasileira: “Culto, elegante, sarcástico, explorou todos os canais de comunicação para a sua arte. Entretanto, no teatro foi o maior.”

Também em nota, o prefeito Eduardo Paes declarou que "o Rio de Janeiro hoje amanheceu mais triste com a perda de dois ilustres e queridos cariocas. Um dos mais completos artistas da dramaturgia brasileira, o ator e diretor Sérgio Britto, que nasceu no Rio, dedicou sua vida às artes e, em especial, aos palcos”, diz a nota que acrescenta que a história de Britto se confunde com a história do teatro no Brasil. A outra perda à que Paes se refere foi a morte do carnavalesco Joãosinho Trinta, em São Luís, no Maranhão.