BRASIL
Nova ponte de 760 metros inaugura segunda ligação entre Brasil e Paraguai
O governo federal inaugurou nessa sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai.
Primeira Página
20 de Dezembro de 2025 - 09:01

O governo federal inaugurou nessa sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, nova ligação viária sobre o Rio Paraná que conecta a cidade de Foz do Iguaçu (PR) ao município paraguaio de Presidente Franco.
Com 760 metros de extensão, a estrutura passa a ser a segunda conexão terrestre entre os dois países na região, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade.
A ponte foi projetada para ampliar a capacidade logística e melhorar o fluxo entre Brasil e Paraguai, especialmente para o transporte de cargas. O tráfego será liberado de forma gradual e, nesta primeira etapa, apenas para caminhões sem carga, nos dois sentidos.
A Ponte da Integração se destaca por ser do tipo estaiada, sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a prédios de cerca de 54 andares. O vão livre central, de 470 metros, é considerado o maior da América Latina nesse tipo de estrutura. A ponte conta com duas pistas simples, cada uma com 3,6 metros de largura.
O investimento total na obra soma cerca de R$ 1,9 bilhão, com recursos dos dois países. A construção da ponte e dos acessos foi financiada, na maioria, pela Itaipu Binacional, em um modelo que envolveu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Governo do Paraná.
A liberação completa do tráfego de cargas está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão das obras de acesso no lado paraguaio. Até lá, a operação seguirá em fases, com horários e tipos de veículos definidos pelos órgãos de controle dos dois países.




