Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

BRASIL

Pesquisa: 44% dos brasileiros avaliam trabalho do STF como ‘ruim’ ou ‘péssimo’

Levantamento foi divulgado no último sábado (20) pelo PoderData.

Midiamax

22 de Dezembro de 2025 - 10:20

Pesquisa: 44% dos brasileiros avaliam trabalho do STF como ‘ruim’ ou ‘péssimo’
Sede do Supremo Tribunal Federal. (Foto: Reprodução)

Conforme pesquisa do PoderData, 44% dos brasileiros avaliaram o trabalho do STF (Supremo Tribunal Federal) como “ruim” ou “péssimo”. Foram ouvidas 2.500 pessoas para o levantamento, divulgado no último sábado (20).

O índice de avaliação negativa das atividades do Supremo avançou três pontos percentuais em relação à rodada anterior, divulgada pelo PoderData em junho deste ano. Este é o número mais alto desde setembro de 2022.

No entanto, há quem pense o contrário: 29% do grupo avaliado assume que o desempenho do STF é “regular”. 14% opinam como “bom” ou “ótimo”. Os últimos 13% não souberam responder.

Assim, foram 2.500 pessoas ouvidas para a pesquisa em todo o país, entre os dias 13 e 15 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Além disso, o nível de confiança é de 95%.

Pautas recentes do STF

Nos últimos seis meses de 2025, a Suprema Corte julgou pautas de grande repercussão, entre elas, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por tentativa de golpe de Estado. Também analisou a responsabilização das big techs, a constitucionalidade da Lei do Marco Temporal das Terras Indígenas, a “pejotização” de trabalhadores, entre outras.