Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Coronavírus

MS registra 99 casos em 24 horas e atinge a marca de 1.023 registros de covid-19

Secretário estadual de Saúde adverte que se estado continuar nessa curva exponencial, número de registros poderá dobrar a cada semana.

G1 MS

25 de Maio de 2020 - 14:59

MS registra 99 casos em 24 horas e atinge a marca de 1.023 registros de covid-19

A secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (25) mais 99 casos de covid-19, o que elevou para 1.023 o total de registros do estado. Outros 214 casos suspeitos aguardam o resultado de exames do Laboratório Central e 17 pessoas morreram em razão da doença.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, manifestou grande preocupação quanto a esse aumento de casos. “Nossa preocupação é grande. Nosso alerta é que batemos novamente o recorde de casos, ontem 66 hoje 99. Já passamos dos mil casos no estado. Se ficarmos nessa curva exponencial em que estamos, a cada semana poderemos dobrar o número de casos. Por conta disso, mais uma vez fazemos um apelo, para o isolamento social, medidas de higiene e uso de máscaras. O isolamento social tem um papel fundamental para evitar novas contaminações e mais casos”, reafirmou.

Desde o início da pandemia até quinta-feira (21), foram aplicados no estado 8.525 exames de covid-19. Das pessoas que contraíram a doença em Mato Grosso do Sul, 616 permanecem em isolamento domiciliar, 41 estão hospitalizadas, sendo 1 paciente morador de outro estado, que não é contabilizado pelos órgãos de saúde sul-mato-grossenses. Dos hospitalizados, 15 estão em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Outras 350 pessoas infectadas pela covid-19 em Mato Grosso do Sul já estão recuperadas.

Nesta segunda-feira, três municípios foram incluídos na relação das cidades com casos em Mato Grosso do Sul: Caarapó, Porto Murtinho e Taquarussu. Com isso, dos 79 municípios, 43 tem registros, o que representa 54,4% do total.

Campo Grande continua a registrar o maior número de casos, 245, mas Guia Lopes da Laguna tem a maior incidência, 1.894,4.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, diz que a situação do sudoeste do estado, onde está inserida Guia Lopes da Laguna, preocupa muito. Juntas, cinco cidades da região: Bonito, Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho e a própria Guia Lopes da Laguna, tem 245 casos, o que representa 24% dos 1.023 do estado.

“Guia Lopes da Laguna tem a maior incidência do estado e ontem tinha a sétima maior do país. Com os casos de hoje deve estar entre os cinco com a maior incidência do país. Deveremos tomar medidas mais duras, como até mesmo um lockdown não somente em Guia Lopes da Laguna, mas em outros municípios da região também”, alertou, completando que todas as medidas são discutidas com os prefeitos da região.