Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Coronavírus

Secretário Geraldo Resende participa neste sábado do lançamento de nova etapa da vacinação em Sidrolândia

Serão dois postos de vacinação, modalidade drive-thuru.

Flávio Paes/RN

02 de Abril de 2021 - 19:18

Secretário Geraldo Resende participa neste sábado do lançamento de nova etapa da vacinação em Sidrolândia
Estrutura montada ao lado da UPA. (Foto: RN/Arquivo)

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, participa neste sábado em Sidrolândia por volta das 7 horas, do lançamento de mais uma etapa da vacinação (para faixa etária acima de 64 anos) contra o Covid-19. Serão dois postos de vacinação, modalidade drive-thru, na estrutura de tendas montada em frente da UPA e no formato tradicional, para quem chegar a pé ou de bicicleta, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Jandaia e do Malvinas, Bairro São Bento.

A partir de segunda-feira começa a vacinação nos postos de saúde dos agentes de segurança pública (PM, Polícia Civil e Bombeiros), além de pessoas com mais de 60 anos, portadoras de algumas comorbidades comprovadas por laudo médico. Entram neste grupo portadores de doenças imunossuprimidas; oncológicos, transplantados, pneumopatias graves, portadores de doenças cardiovasculares submetidos a procedimentos operatórios.

A meta inicial é vacinar neste sábado 480 pessoas, mas há mais doses disponíveis caso a procura supere esta previsão. No drive-thru (exclusiva para quem chegar de motocicleta e ou de carro) inicialmente haverá 300 doses, no Jandaia, 100 unidades e na região das Malvinas, 80. A vacinação começa às 5 horas da manhã. Este é o terceiro mutirão de imunização na área urbana.

Secretário Geraldo Resende participa neste sábado do lançamento de nova etapa da vacinação em Sidrolândia
secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende durante solenidade no hospital. (Foto: Rafael Brites)

Sidrolândia, embora tenha uma dificuldade logística adicional, 30% da população mora na zona rural em assentamentos que ficam até a 70 km da área urbana, já imunizou 54,15% da população alvo desta primeira fase formada por 10.339 moradores (idosos, indígenas e trabalhadores da saúde).

Foram vacinados com a primeira dose, 5.039 pessoas, enquanto 2.264 já estão imunizados (24,33% da meta), porque receberam a segunda dose. No total foram aplicadas 7.303 doses, de um total de 9.841 recebidas até aqui. Segundo a prefeita Vanda Camilo, na estratificação por faixa etária, o índice de cobertura se aproxima dos 90% entre a população mais idosos.

Ela diz que mais de 87% de quem tem mais de 70 anos (1.974 habitantes) já recebeu a primeira dose (1.737). No grupo entre 70 a 74 anos, a cobertura é de 91,79% (761 dos 829 habitantes receberam a vacina). Este resultado é importante, porque justamente nesta faixa da população é que o Covid-19 apresenta maior letalidade, além dos casos sempre levar à internação hospitalar.

Além de acompanhar a vacinação, o secretário Geraldo Resende vai verificar em in loco a estrutura montada ao lado da UPA onde haverá 12 leitos clínicos para observação de pacientes com sintomas do Covid-19, cedido pela Secretaria, que deve começar a funcionar nos próximos dias.