Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

ECONOMIA

Bancos e telefonia lideram ranking de queixas no Procon

A rede de supermercados Carrefour aparece na segunda colocação do ranking com 63% de reclamações não atendidas. No ano passado, a empresa liderava na mesma categoria.

Uol

12 de Março de 2013 - 15:32

A BV Financeira lidera o ranking de não atendimento de reclamações dos consumidores, segundo levantamento divulgado pelo Procon de São Paulo nesta terça-feira (12). Nove em cada dez reclamações feitas para o banco não foram atendidas.

De acordo com o Procon, "a maioria esmagadora das queixas (ao banco) refere-se a cobrança de tarifas quando do financiamento de veículos e não envio de boletos para quitação de empréstimos consignados ou dúvidas sobre os valores cobrados".

A rede de supermercados Carrefour aparece na segunda colocação do ranking com 63% de reclamações não atendidas. No ano passado, a empresa liderava na mesma categoria.

A concessionária de energia Eletropaulo ocupa a terceira colocação, quase empata com o Carrefour. Das 576 reclamações feitas por consumidores ao Procon em 2012, a empresa não atendeu 356 (62%). Até o momento da publicação desta reportagem, nenhuma das três empresas citadas se pronunciaram sobre a pesquisa do Procon.

Empresas que mais tiveram reclamações

O Procon-SP divulgou o ranking das empresas que tiveram mais reclamações de consumidores em 2012. Em números totais, a liderança é do Itaú, com 1.108. Em segundo, Claro, com 1.006. Em terceiro, está Bradesco, com 976 reclamações.

Mas a metodologia dos rankings de empresas que mais recebem reclamações de consumidores é contestada por especialistas. Os rankings divulgados pelo Procon de São Paulo, assim como outras instituições de defesa do consumidor, consideram o número absoluto de reclamações feitas pelos clientes. Para especialistas, a metodologia do Procon cria distorções. "Como ranking, os dados perdem o sentido", diz o economista Samy Dana, professor da FGV.

Para ele, o ranking deveria considerar a quantidade proporcional de reclamações de cada empresa, porque, da maneira como é feito, a chance de as grandes aparecerem no topo é maior. "É a mesma coisa que dizer que o maior time de futebol tem mais torcedores ladrões e pobres. Naturalmente ele terá, porque é o maior."

Samy Dana considera, no entanto, que o ranking serve para mostrar ações de empresas que acabam tendo impacto ruim na sociedade. "Mas não é um ranking que determine a eficiência das empresas", diz. Para ele, a punição aplicada às empresas também deve ser proporcional ao seu tamanho.

10 empresas com menor percentual de atendimentos de reclamações

Empresa       % de reclamações não atendidas

BV      91%

Carrefour      63%

Eletropaulo    62%

Bradesco       60%

Itaú    58%

Oi       51%

Santander     47%

B2W   29%

Claro   21%

Vivo    16%

Procon-SP