Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Bolsa Família oferece cursos a distância para gestores a partir desta quinta-feira

Dourados Agora

10 de Março de 2011 - 10:35

Técnicos e gestores municipais e estaduais do Programa Bolsa Família poderão se inscrever, a partir desta quinta-feira (10) nos cursos à distância oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As inscrições e mais informações sobre o curso estarão disponíveis na página do ministério .

O portal de capacitação disponibiliza, além de cursos, orientações para inscrições e navegação.

As aulas terão início no dia 28 de março, e terão como tema seis aplicativos que fazem parte do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF): Controle de Acesso; Adesão Municipal; Adesão Estadual; Formulários; Upload e Download; e Integração do Sicon.

Com a implantação do portal de educação a distância e a disponibilização dos cursos do SIGPBF, o MDS espera ampliar e diversificar sua capacidade de oferecer capacitações técnicas e fortalecer o sistema de gestão compartilhada e descentralizada dos programas sociais.

Histórico

Em 2007, o MDS lançou a capacitação a distância para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Bolsa Família, como parte do Programa Gestão Social com Qualidade.

A capacitação formou 9.550 agentes públicos, por meio de parceria com o consórcio formado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Universidade Carioca (UniCarioca), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Após o encerramento da parceria, o MDS decidiu manter a oferta de capacitações aos gestores e técnicos municipais e estaduais, a partir do conhecimento acumulado na área.(Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)