Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Economia

Conjunto de máquinas para extração de óleo e farelo vai a leilão dia 22/06

Uma oportunidade rara para quem trabalha com agricultura ou quer investir na industrialização de grãos.

16 de Junho de 2011 - 09:21

Uma oportunidade rara para quem trabalha com agricultura ou quer investir na industrialização de grãos. Na próxima quarta-feira (22.06.2011) vai a leilão, em Campo Grande, MS, um conjunto de máquinas para extração de óleo e farelo de soja, adaptado também para o processamento de girassol, nabo forrageiro, crambe e caroço de algodão. O lote único é seminovo e não chegou a ser utilizado industrialmente.



O pregão vai acontecer a partir das 8h30min na sede da Casa de Leilões, na capital sul-mato-grossense – Rua Jaboatão, 271, bairro Silvia Regina, distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande, sob o comando do leiloeiro oficial Tarcílio Leite. Além da forma presencial, o interessado também já pode dar seu lance de qualquer parte do País através da Internet pelo website www.canaldeleiloes.com.br.



O conjunto que vai a leilão é formado por uma máquina extrusora de Grãos marca GREEN EXG-165/2500, com capacidade de processamento para até 2,5 toneladas/hora; uma prensa de óleo GREEN PRG 198/2500; uma rosca resfriadora de farelos GREEN RRGE 9000/2500 e painel de comando elétrico 380 v.



O lote – de origem particular - poderá ser visitado e vistoriado pelos interessados até a véspera do leilão, no município de Chapadão do Sul-MS (Av. Quatro, 1278, centro), mediante acompanhamento e agendamento prévio, em horário a combinar pelos telefones: (67) 3562-3345 / 9912-3273, (64) 9902-3253 e (67) 9982-1755.



A organização garante que todas as máquinas estão livres de quaisquer ônus e serão vendidas da forma como se encontram. O lance mínimo é de R$ 220 mil. Após a venda, as máquinas serão desmontadas por um representante do vendedor acompanhado de um representante do arrematante para que seja feita a entrega com garantia do estado do equipamento. No ato da entrega serão passadas instruções de uso e configurações, assim como contatos para reposição de peças. O comprador deverá apenas efetuar a limpeza e a manutenção preventiva do conjunto antes de começar a trabalhar.



Funcionamento



Antes de iniciar a operação das máquinas, os grãos escolhidos (soja, nabo forrageiro, girassol, crambe ou caroço de algodão) devem estar limpos e secos. Os grãos são colocados na extrusora que, através da pressão e atrito, produz uma pasta espumante a uma temperatura variável entre 90 e 140 graus. Esta massa é levada por rosca ou jogada diretamente na prensa. Lá, depois de forte pressão, é expelido o óleo vegetal através de canaletas.



No fim do cesto da prensa sai a chamada “torta gorda” que passa pela rosca resfriadora onde é moída e transformada em farelo, produto adequado para compor diversas rações animais. O óleo sai morno e com algumas impurezas. Depois de filtrado pode ser armazenado. Os equipamentos têm capacidade para processar até 2.500 kg/hora de soja em grãos. Este número pode flutuar conforme a variedade utilizada, umidade e grau de dureza, entre outros fatores.



No caso específico da soja obtém-se aproximadamente 2.200 kg de farelo e 250 kg de óleo, além de 50 kg de quebra em função da umidade perdida no processo. Outras matérias primas podem apresentar diferentes proporções no processamento em função de sua composição. É o caso, por exemplo, do nabo forrageiro, de onde pode ser extraido 30% do peso do grão em óleo, o que representa três vezes mais que a soja.



O edital deste leilão e as informações completas sobre a composição e funcionamento do conjunto de máquinas podem ser conferidos pela Internet através dos websites www.canaldeleiloes.com.br e www.casadeleiloes.com.br . Detalhes também podem ser obtidos pelos fones: (67) 3363-5399 e (67) 3363-7000