Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Economia brasileira vai crescer mais em 2013, diz ministro Mantega

Em apresentação a investidores em Nova York, Mantega disse que o Brasil está superando a crise internacional e crescendo a um ritmo mais rápido do que no ano passado.

DE BRASILIA

25 de Setembro de 2013 - 15:11

A economia brasileira vai ter um resultado melhor neste ano, segundo o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, o PIB será maior do que o crescimento de 0,9% registrado em 2012.

Em apresentação a investidores em Nova York, Mantega disse que o Brasil está superando a crise internacional e crescendo a um ritmo mais rápido do que no ano passado.

Segundo o ministro, as empresas brasileiras estão se beneficiando de um câmbio mais favorável e da melhora da economia mundial. Com o dólar mais alto, as empresas exportadoras são beneficiadas. Por outro lado, as importadoras sofrem mais.

Para Mantega, o estímulo monetário do banco central dos Estados Unidos foi excessivo e precisa ser retirado de maneira ordenada para evitar afetar a economia global. Previsão do governo é de crescimento de 2,5%.

O governo brasileiro reduziu na semana passada sua previsão de crescimento da economia para este ano, numa visão mais pessimista da capacidade de reação da atividade econômica em meio à piora da confiança dos agentes econômicos.

A projeção para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) caiu para 2,5%. Antes eram 3%, de acordo com Relatório de Receitas e Despesas referente ao quarto bimestre divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento.

A projeção do governo está agora de acordo com a estimativa de economistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus, de crescimento de 2,4% neste ano.