Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 18 de Maio de 2024

Economia

Em alta, tomate pode ser substituído por frutas vermelhas, diz nutricionista

A solução seria intercalar e variar nas hortaliças e vegetais, assim também aproveitando os nutrientes de outros alimentos”.

Dourados News

12 de Abril de 2013 - 14:11

Rico em vitaminas e minerais o tomate vem sendo evitado pelos consumidores devido ao seu alto preço. Então o Dourados News conversou com a nutricionista Renata Coelho, que deu algumas dicas de como substituir este alimento por outros.

Segundo ela, as principais vitaminas do produto são encontradas nas frutas vermelhas e na salada, pode ser trocado pela beterraba, cenoura e pelas folhas verdes escuras.

Mesmo com as opções, a nutricionista ressalta que substituir o tomate é complicado, afinal “ele tem várias vitaminas como a C, a A e o complexo B, além de sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio, mas seu principal benefício é o licopeno, que funciona como antioxidante, ou seja, age protegendo contra o envelhecimento das células”.

De acordo com Renata, o licopeno previne contra hipertensão arterial, o aumento do colesterol ruim (LDL) e vários tipos de câncer, como o cervical, de colo do útero e principalmente o de próstata. “Então este importante oxidante não pode deixar de ser consumido, ele pode ser encontrado em alimentos de cor vermelha, como por exemplo, na melancia, goiaba, morango, entre outros”, sugere.

Mesmo com os preços altos, que estão variando entre R$7 e R$9, a nutricionista recomenda que se coma tomate pelo menos três vezes por semana. “A solução seria intercalar e variar nas hortaliças e vegetais, assim também aproveitando os nutrientes de outros alimentos”.

E para quando a fruta voltar ao preço mais baixo, Renata Coelho deixa uma dica importante: - A absorção do licopeno pelo organismo é mais eficaz em molhos ou concentrados de tomate, com o cozimento. Então ao invés de usar o extrato de tomate pronto, comprar o tomate mais maduro e fazer o próprio molho é mais nutritivo e previne doenças.