Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Faltam apenas três semanas para fim do prazo de declaração do IR

Especialistas recomendam que os contribuintes não deixem a declaração para os últimos dias

Doura News

08 de Abril de 2011 - 14:33

Faltam apenas três semanas para o final do prazo de declaração do Imposto de Renda 2011. Os contribuintes que ainda não prestaram contas ao Fisco têm até o dia 29 de abril para declarar o IR. Vale lembrar que os feriados de Tiradentes (21) e Páscoa (22) podem encurtar ainda mais o prazo, sobretudo para quem planeja viajar nesse período.

Especialistas recomendam que os contribuintes não deixem a declaração para os últimos dias. A pressa no preenchimento do programa pode provocar erros de digitação de números de documentos e valores, levando o declarante a cair na malha fina.

A concentração de declarações nas últimas horas do dia 29 também pode gerar instabilidade e lentidão no site da Receita Federal, impedindo o envio do arquivo no prazo. É importante ressaltar que aqueles que declaram o IR primeiro recebem antes a restituição do imposto.

Estão obrigados a declarar todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25, de acordo com informações da Receita Federal publicadas no Diário Oficial da União. Pela primeira vez, a declaração não poderá ser entregue via formulários em papel.

O contribuinte terá de enviar a declaração pela internet, utilizando o programa disponível no site da Receita ou por meio de disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A multa por atraso na entrega é de, no mínimo, R$ 165,74, mas pode chegar a até 20% do imposto de renda devido.