Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia

Famasul e Biosul lançam campanha para incentivar consumo de etanol em MS

Em Mato Grosso do Sul o biocombustível é produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho.

Campo Grande News

05 de Março de 2024 - 15:38

Famasul e Biosul lançam campanha para incentivar consumo de etanol em MS
Automóvel é abastecido com etanol em posto de combustíveis de MS; Estado está entre aqueles que compensa abastecer com o biocombuatível. (Foto: Divulgação/Famasul).

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) lança no dia 12 de março, partir das 9h00 (MS), em sua sede em Campo Grande, a campanha “Movido pelo Agro”, para estimular o consumo consciente e a valorização do etanol produzido em Mato Grosso do Sul a partir da cana-de-açúcar e do milho. A Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS) também participa da campanha.

A campanha consiste em uma ampla divulgação para estimular o abastecimento de veículos com etanol, integrando as práticas ESG adotadas pelo Sistema Famasul, além do alinhamento com as propostas do “MS Carbono Neutro”, e das metas e compromissos climáticos adotados pelo Brasil.

O mês de março foi escolhido para o lançamento por um motivo emblemático: são 21 anos de carro flex no Brasil. O “Movido pelo Agro” visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um biocombustível limpo e renovável. Desde setembro de 2023, o Sistema Famasul abastece toda sua frota somente com etanol.

Estarão presentes na solenidade o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman; o presidente da Faemg (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), que idealizou a ação em 2023, Antônio Pitangui; o presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) e da Bionergia Brasil, Mario Ferreira Campos Filho, além de outras autoridades do setor.

Etanol de milho

A Neomille, empresa subsidiária da Cerradinho Bioenergia, iniciou em janeiro deste ano a produção de etanol de milho em Maracaju (MS).  Em sua primeira fase, a fábrica da Neomille no Mato Grosso do Sul irá processar 608 mil toneladas de milho, adicionando 3,1 milhões de cana equivalente a capacidade total de produção da CerradinhoBio, totalizando 13,6 milhões por ano safra. A nova planta tem capacidade de ofertar ao mercado 266 milhões de litros de etanol, 161 mil toneladas de ração animal, 10 mil toneladas de óleos e de comercializar 51 GWh de energia.

Etanol de sorgo

O investimento de R$ 2 bilhões do Grupo Inpasa em sua nova indústria em Sidrolândia (MS) e o anúncio de que estará recebendo sorgo granífero para a fabricação de etanol a partir do segundo semestre deste ano, são algumas das iniciativas que“abrem nova perspectiva, consolida o avanço da cultura no Brasil e amplia o mercado para o produtor de cereais no País”. A avaliação é do empresário e executivo Willian Sawa, uma das lideranças do Movimento + Sorgo no Brasil.

Em 2023, o IBGE considerou o sorgo granífero como a atividade agrícola (grãos) que mais avançou, em comparação a 2022. No início do segundo semestre (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - junho/2023), isso significava um aumento de 22,3% na área plantada e de uma produção 34% superior.

Famasul e Biosul lançam campanha para incentivar consumo de etanol em MS
Embrapa vai desenvolver cultivares de triticale para biocombustíveis. (Foto: Alfredo do Nascimento Junior/Embrapa)

Etanol de triticale

Um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Be8 prevê o desenvolvimento de cultivares de triticale voltadas à produção de etanol amiláceo. O documento foi assinado na segunda-feira, 4  durante a Expodireto Cotrijal 2024, feira agropecuária realizada em Não-Me-Toque (RS).

Segundo a Embrapa, os cereais de inverno são importante fonte de amido, promovendo o uso da terra na estação fria, com geração de renda e liquidez no mercado. Entre as alternativas, o triticale apresenta grande potencial para abastecer o mercado de biocombustíveis, especialmente as usinas de produção de etanol, já que possui elevado teor de amido, elevada atividade amilolítica, principalmente α-amilase, fundamental na sacarificação do amido.