Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Economia

Ibovespa opera em alta após perdas do início da semana

Mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana.

CNN Brasil

28 de Dezembro de 2022 - 09:49

Ibovespa opera em alta após perdas do início da semana
Dólar REUTERS/Lee Jae-Won.

O Ibovespa operava em alta de 0,65% às 10h25 desta quarta-feira (28), aos 109.281 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial recuava 0,32%, cotado a R$ 5,27. O mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana, com preocupação sobre a formação do ministério de Lula e a condução da política econômica a partir do ano que vem.

Com isso, os juros futuros também começam o dia se recuperando, com recuo em praticamente toda a curva. Só na parte curta é que os contratos estão mais estáveis. Portanto, há uma reação no juro futuro com a preocupação fiscal.

Uma das dúvidas do mercado era para onde a senadora Simone Tebet iria no governo Lula. Ao que tudo indica, ela vai mesmo assumir o ministério do Planejamento. O anúncio ficou para hoje e ainda há dúvidas sobre a força que ela terá se comandar a pasta.

Outro receio está no antagonismo entre ela e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de uma linha muito mais petista e ligada ao Partido dos Trabalhadores, com perfil mais intervencionista.

Haddad vai ser responsável pela formação do novo arcabouço fiscal, pela condução das políticas públicas e vai dividir com Tebet a composição do Orçamento Federal. Há uma expectativa grande se Tebet realmente assumir o Planejamento, ela possa fazer uma revisão dos gastos e propor mudanças na alocação dos recursos em busca de maior eficiência e justiça social da alocação dos cofres públicos.

Tebet não queria assumir o Planejamento sem força, e pediu a incorporação do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Criado em 2016 pelo governo Temer, o programa toma decisões sobre investimentos em infraestrutura, projetos de privatizações e concessões. O PT resiste em entregar os anéis para que pensa o oposto sobre privatizações e concessões.