Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Economia

INSS completa 21 anos de serviços ao Brasil nesta segunda

Hoje, o Instituto atende presencialmente, em média, quatro milhões de pessoas, todos os meses.

Ministério da Previdência Social

27 de Junho de 2011 - 07:44

INSS completa 21 anos de serviços ao Brasil nesta segunda
INSS completa 21 anos de servi - Foto: reprod.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 21 anos nesta segunda-feira (27) com a proposta de comemorar os “novos desafios” e “novas conquistas” alcançadas pelo órgão nos últimos anos.

Hoje, o Instituto atende presencialmente, em média, quatro milhões de pessoas, todos os meses.

São 37 mil servidores ativos em todo o País, distribuídos em agências em mais de mil municípios.

Atualmente, o instituto paga mais de 28 milhões de benefícios mensalmente. Para o instituto, uma das conquistas nos últimos anos ocorreu com o agendamento eletrônico pela internet e com a instalação do atendimento ao beneficiário pela Central 135.

As medidas, segundo o órgão, conferiram maior agilidade no pagamento do benefício e deram fim às filas que se formavam. Agora, quem vai às Agências da Previdência Social é atendido com hora marcada e pode ter o benefício concedido em até meia hora.

Histórico

O INSS é uma entidade pública prestadora de serviços previdenciários. O intituto foi criado em 27 de junho de 1990 a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), atual Ministério da Previdência Social (MPS).

Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).