Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Menos da metade da safrinha recorde de milho de MS foi comercializada

Para suprir a demanda de armazéns, a cooperativa está construindo outros três silos com capacidade para 200 mil sacas

Campo Grande News

14 de Setembro de 2013 - 07:21

Das 7,8 milhões de toneladas de milho que Mato Grosso do Sul colheu na safrinha 2012/2013, segundo dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SIGA), menos da metade, cerca de 45%, o equivalente a 3,5 milhões de toneladas, foram comercializadas, conforme estimativa da corretora Granos.

Segundo informações do site Agrodebate, com essa produção recorde, a maior da história do cereal no Estado, e capacidade estática de armazenagem de 7,5 milhões de toneladas, que ainda está em parte comprometida pela estocagem do que restou da safra de soja, os produtores, cooperativas e empresas precisaram investir em alternativas para guardar os grãos, como, por exemplo, os silos bags.

A Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo), município que fica no Norte de Mato Grosso do Sul, a 133 quilômetros de Campo Grande, por exemplo, está com 102 silos bags, que armazenam juntos mais de 18 mil toneladas de milho.

Os silos bags tomaram conta do pátio da cooperativa. Foi a única alternativa encontrada pela entidade, para receber o milho de pelo menos 80 produtores da região, já que os nove silos tradicionais, com capacidade para 700 mil sacas estão abarrotados.

Para suprir a demanda de armazéns, a cooperativa está construindo outros três silos com capacidade para 200 mil sacas. Eles devem ficar prontos em quatro meses, a tempo de receber os grãos da próxima safra.