Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Real inverte posição e lidera lista de moedas que mais ganharam valor

O real valorizou 5,21% ante ao dólar americano em setembro. A segunda moeda com maior valorização foi o rand sul-africano, com valorização de 4,31%.

Uol

20 de Setembro de 2013 - 15:00

O real foi a moeda que mais se valorizou frente ao dólar em setembro, resultado oposto ao que fora registrado em agosto, quando foi a moeda que mais perdeu valor frente ao dólar, aponta estudo divulgado nesta sexta-feira (20) pela CMA, empresa de tecnologia e informações financeiras.

O real valorizou 5,21% ante ao dólar americano em setembro. A segunda moeda com maior valorização foi o rand sul-africano, com valorização de 4,31%. De acordo com a CMA, os dados foram compilados desde o inicio do mês até o dia 18 de setembro. São 31 moedas monitoradas.

No ano, contudo, o Brasil está na 26º posição, com desvalorização acumulada de 10,05%. Na comparação anual, a maior valorização ocorreu com o dólar australiano, que registrou 9,91%, seguida da valorização de 1,75% do iuan, moeda oficial da China.

A empresa salienta, no entanto, em especial no Brasil, que o movimento de queda do dólar foi acentuado a partir do momento em que o Banco Central iniciou, no dia  22 de agosto, os leilões diários de venda da moeda americana até 2014.

Lembra ainda que tão esperada ata do Federal Reserve, o banco central norte-americano, anunciada na quarta-feira manteve o programa de compra de títulos do Tesouro daquele país, fazendo com que o mercado estime tendência de queda para o dólar no curto prazo.