Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Serviços de marcas e patentes do Senai fomenta inovação no Estado

Atualmente, o Senai de Dourados atende 15 empresas com registros de marcas e 2 com o registro de patentes

Daniel Pedra

08 de Abril de 2011 - 08:00

Em parceria nacional com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o CetecSenai Dourados oferece, desde 2007, os serviços de registros de marcas e patentes para fomentar a inovação e a transferência de tecnologia industrial em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a unidade atende 15 empresas com registros de marcas e duas com o registro de patentes, sendo que todas estão em tramitação no INPI.

 

“Os nossos consultores foram capacitados em propriedade intelectual para oferecer serviços de consultoria e assessoria na proteção da propriedade intelectual das empresas de todo o Estado”, informou o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, reforçando que o registro de marcas é de extrema importância na proteção dos produtos e serviços das empresas no mercado, garantindo a exclusividade no uso e no combate à concorrência desleal, além de representar um valor agregado nos negócios.

 

“Importante ressaltar que terá valor econômico somente a marca com registro no órgão federal competente, nesse caso, o INPI. As marcas constituem um bem intangível nas empresas que, em muitos casos, a marca representa um valor muito mais significativo que os bens de capital”, disse Gilberto Schaedler, ressaltando a importância do serviço disponibilizado pelo CetecSenai Dourados.

 

Segundo o consultor de marcas e patentes do CetecSenai Dourados, Marcos Dias, as invenções, sejam elas de pessoa física ou jurídica, têm a propriedade garantida por meio da reivindicação do direito de inventor e do depósito da patente como garante a Lei Federal nº 9.279, mais conhecida como Lei da Propriedade Industrial.

 

“Os empresários cada vez mais percebem a importância da proteção de sua marca e dos seus produtos para se manter em um mercado tão competitivo e globalizado. O Senai posiciona-se como um importante parceiro das empresas na inovação”, pontuou.

 

Serviços - Mais informações sobre consultoria em registros de marcas e patentes podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-2600 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]