Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Eleições 2020

Confira as principais orientações para o domingo das eleições

Assessoria de Imprensa

13 de Novembro de 2020 - 13:48

Confira as principais orientações para o domingo das eleições
Foto: Divulgação

No próximo domingo (15/11), serão realizadas as eleições municipais em todo os país. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou algumas orientações e cuidados para que os eleitores votem com segurança.

Horário

O tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h. Porém, o período das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Quais documentos precisa levar para votar

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título. Disponível na Google Play Store e Apple Store. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Cuidados antes de sair de casa

No Plano de Biossegurança do TRE consta que o eleitor que estiver em isolamento por conta da Covid-19 não deve comparecer para a votação. Se estiver com febre ou se tiver tido Covid-19 nos 14 dias antes da votação, fique em casa.

Lembre-se de confirmar o local de votação e seção, pois pode ter ocorrido mudança. Só saia de casa com a máscara, o uso é obrigatório em todas as seções. Leve sua própria caneta, assim você evite contato com objetos.

Não esqueça a “cola” com os números dos candidatos para votar mais rápido. Baixe aqui a colinha.

No caminho até o local de votação, tente manter distância mínima de um metro dos outros. Se possível, não leve crianças e acompanhantes.

Cuidados no local de votação

No local mantenha distância mínima de um metro; Não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija retirada da máscara; Se tossir ou espirrar, sua a parte interna do cotovelo ou um lenço; Evite cumprimentos, abraços e apertos de mão; Não toque no rosto.

É proibido uso do celular dentro da cabine de votação para proteger o sigilo do voto. Selfies são proibidas;

Para não atrasar o processo, lembre-se da ordem: Primeiro vote em vereadora/vereador (cinco dígitos) e confirme. Depois, escolha prefeito (dois dígitos) e confirme.

Limpes as mãos com o álcool em gel que será disponibilizado em todas as seções antes e depois de votar.

Passo a passo do voto

Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa; Mostre seu documento oficial com fotos em direção ao mesário; Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você; Guarde seu documento; Limpe as mãos com álcool gel; Assine o caderno de votação; Se precisar do comprovante de votação solicite ao mesário; Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação; Digite os números dos seus candidatos; Na saída, limpe as mãos com álcool gel novamente.

Para justificar ausência

Se estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição, justifique pelo celular. Baixe o aplicativo E-Título no google play e na apple store.

É possível justificar em até 60 dias após cada turno apresentando documentos que comprovem o motivo da falta (atestado médico, por exemplo). Faça no aplicativo, no site www.justifica.tse.jus.br ou procure um cartório eleitoral.