Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Eleições 2020

Partidos tem uma semana para trocarem candidatos ou mantê-los sob recurso

Flávio Paes/Região News

18 de Outubro de 2020 - 21:30

Partidos tem uma semana para trocarem candidatos ou mantê-los sob recurso
A partir do dia 27 as urnas começam receber o nome, número e as fotos dos candidatos. Foto: Marcos Tomé/Região News

Os partidos têm até o próximo dia 26, segunda-feira da semana que vem, para substituírem os candidatos que não obtiverem registro das suas candidaturas por impugnação da Justiça Eleitoral. A partir do dia 27 as urnas começam receber o nome, número e as fotos dos candidatos.

Quem não obtiver registro até segunda-feira que vem, até pode disputar a eleição sob recurso, mas corre o risco de perder o mandato (na eventualidade de ser eleito) caso a impugnação seja mantida até a última instância, no caso, o Tribunal Superior Eleitoral

Até a tarde deste domingo, dos três candidatos a prefeito, só Enelvo Felini, da coligação encabeçada pelo PSDB, teve o registro deferido. Estão pendentes os registros os candidatos do MDB, Daltro Fiuza e do Patriota, Moacyr de Almeida. Se um vencer a eleição e for impugnado até a última instância, serão convocadas eleições suplementares.

Dos 172 candidatos a vereador, 163 estão aptos a disputar o pleito. Dois renunciaram: Plínio Gomes da Silva, da chapa do PSDB, que alegou razões pessoais para sair da disputa. Ueverton Frescura, impugnado por ter uma condenação em 2015, preferiu nem recorrer. 

Entre os atuais vereadores que tentam reeleição, Celso Pereira e Jean Nazareth ainda não conseguiram registro das suas candidaturas. Celso porque não apresentou certidões criminais (e foi aberto prazo para apresentar documentação) e Jean, que foi impugnado por um colega de parlamento, Carlos Henrique. Jean teve condenação por improbidade administrativa numa ação civil aberta pelo Ministério Público. 

Quem também aguarda a deliberação da Justiça é a candidata Vanda Camilo. O Ministério Público defendeu a impugnação da candidatura de Vanda sob o argumento que não se desincompatibilizou até 2 de abril do cargo de diretora do Hospital Elmiria Silvério Barbosa. Os advogados da candidata sustentam que ela não precisa cumprir está exigência da desincompatibilização porque não exercia uma função eletiva.

Também precisam documentação (certidões), os candidatos Lo Lun (PP), José Ademir Gabardo (PSDB), Sérgio Mendes Gamarra (Patriota) e Marlene Barbosa dos Santos (Rede).  A expectativa é que a partir da quarta-feira (21) o juiz eleitoral Cláudio Muller Pareja passa a deliberar sobre as impugnações.