Eleições 2022
Número de eleitos ligados às forças de segurança cai 25%
São 78 em 2022, ante 105 da eleição passada. A maior parte vai ocupar os cargos de deputado estadual e federal
G1
04 de Outubro de 2022 - 08:59
Apesar do crescimento de 20% no número de candidaturas, o número de políticos eleitos vinculados às forças de segurança caiu cerca de 25% este ano. Um levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando apenas os registros deferidos pela Justiça, mostra que o país elegeu 78 candidatos das polícias militar e civil, além de bombeiros e membros das Forças Armadas.
Para identificar os eleitos, o g1 considerou a informação fornecida pelos candidatos sobre a ocupação profissional ou a identificação do nome de urna. Esse critério também é adotado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em seus levantamentos. Entre 78 eleitos, estão, por exemplo, 17 candidatos que se declararam policiais civis, 15 que informaram ser policiais militares, e quatro que são militares reformados. Os demais são candidatos que utilizaram denominações das forças de segurança no nome de urna.
O maior número de candidatos das forças de segurança eleitos ocorreu para o cargo de deputado estadual (44), seguido de deputado federal (32) e deputado distrital (1). Considerados apenas os deputados federais, no entanto, houve um aumento com relação à eleição de 2018.
O estado com o maior número de candidatos das forças de segurança eleitos é São Paulo (11), seguido de Minas Gerais (7) e Rio de Janeiro, com 6 casos.