Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Conca volta a jogar bem, Rafael Moura faz dois e Flu bate América

Time tricolor vence por 3 a 1 no Engenhão na prévia do Fla-Flu de domingo

Globo Esporte

10 de Março de 2011 - 07:45

Conca volta a jogar bem, Rafael Moura faz dois e Flu bate América
Conca volta a jogar bem, Rafael Moura faz dois e Flu bate Am - Divulga

Não era a Libertadores, a competição prioritária, nem o América exato, o do México, adversário do duelo decisivo no dia 23 de março. Mas o Fluminense soube driblar o América carioca na noite desta quarta-feira. Venceu por 3 a 1, chegou ao segundo triunfo em dois jogos na Taça Rio e fez com que os mais de três mil presentes no Engenhão gritassem, em tom de aviso: 'o campeão voltou'.

Mas não foi apenas o campeão brasileiro que voltou. Conca também. O jogador, que  operou o joelho esquerdo no início do ano, ainda não havia convencido em 2011. Contra o Resende, foi poupado e não ficou sequer no banco. Dessa vez foi diferente. Ele abriu o placar e deu bela assistência para um dos dois gols de Rafael Moura - no outro, cruzou com perfeição, mas Araújo raspou na bola antes da conclusão. O He-Man tricolor chegou a sete tentos desde que retornou ao clube no início deste ano e está a dois de Fred na artilharia do Tricolor no ano.

Líder do Grupo B ao lado do Botafogo (empatado em todos os quesitos), o time tricolor tem pela frente o rival Flamengo, campeão da Taça Guanabara, no próximo domingo.

Por outro lado, depois de um primeiro turno para ser esquecido, com direito a goleada por 9 a 0 para o Vasco e apenas uma vitória em sete jogos, o América mostrou evolução após a profunda reformulação na virada de turno. O time teve bons momentos no primeiro tempo e se mantém com três pontos no Grupo A.

América até começa bem, mas Flu marca

O árbitro mal iniciou o jogo e Ricardo Berna teve de aquecer. Logo no primeiro minuto, Ruy chutou de fora da área e o goleiro espalmou. O Fluminense teve os três primeiros ataques interrompidos por impedimentos. O primeiro, de Araújo, inexistente.

O América manteve a postura de boas jogadas pelas pontas e eficiência dos meias. Bem diferente do time que perdeu por 9 a 0 para o Vasco na última rodada da Taça Guanabara. Em uma das tentativas, Diguinho conduziu, entrou na área e chutou forte. A bola bateu no travessão e quicou próxima à linha.

A pequena torcida tricolor se irritou com a ineficiência ofensiva. O primeiro lance de perigo foi de Conca, aos 21. Ele tentou cruzar, mas a bola foi direto para o gol, e Paulo Vanzeler espalmou.

Aos poucos, o Flu passou a dominar a partida. Foi o bastante para abrir o placar, aos 32. Carlinhos cobrou lateral na área, Rafael Moura recebeu, fez ótima proteção com o corpo e cruzou rasteiro. Conca empurrou para o gol vazio e marcou o primeiro gol desde a operação no joelho.

Berna se adianta, pega pênalti e Rafael Moura decide

Debaixo de chuva fina, a partida se arrastou até o fim do primeiro tempo. No início da etapa final, o América teve a chance de empatar. Michel entrou na área e se enroscou nas pernas de Leandro Euzébio. O árbitro João Arruda enxergou pênalti. O lance começou errado e terminou de forma pífia. Na cobrança, Diguinho caminhou e chutou fraco, displicentemente, no canto esquerdo. Verdade que Ricardo Berna se adiantou quase na linha da pequena área para fazer a defesa, mas nem o árbitro e nem o auxiliar que fica atrás do gol viram a irregularidade.

Terminava ali a chance de o América surpreender. Pouco depois, aos oito, Araújo desviou de leve cruzamento de Conca na primeira trave. Rafael Moura, com reflexo em dia, completou de cabeça e fez o segundo gol tricolor na noite. Na comemoração, tentou convencer sem sucesso Araújo a dançar como fizera no treinamento na véspera, nas Laranjeiras.

A jogada do terceiro gol começou com Emerson, passou por Conca e foi concluída novamente por Rafael Moura. O atacante apareceu livre na segunda trave e marcou o quinto gol em cinco jogos no Campeonato Carioca.

Aos 36, a torcida do Fluminense exaltava a vitória aos gritos reverenciando a volta do time campeão brasileiro. Mas o momento exige cautela. Tanto que no exato momento em que os gritos ecoavam no Engenhão, o América entrou tabelando na defesa e tricolor e descontou com Bruno Reis. Em um dos últimos lances, o próprio atacante, ex-Flu, chutou no ângulo e Berna fez ótima defesa. Resta saber se o campeão estará de volta para os três últimos e decisivos jogos pela fase de grupos da Taça Libertadores.