Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 26 de Novembro de 2020

Esporte

Conjunto do Brasil consegue sua maior nota do ciclo de Tóquio 2020 na Copa do Mundo de Kazan

Com novidades na série, brasileiras conquistam nota inédita em teste para o Mundial de Baku

Globo Esporte

30 de Agosto de 2019 - 16:31

Na reta final de preparação para o Mundial de Baku, o Brasil mostrou evolução na etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica de Kazan. Nesta sexta-feira, primeiro dia da competição na Rússia, o conjunto verde-amarelo conseguiu sua melhor nota do ciclo olímpico de Tóquio 2020 na prova de cinco bolas, com 25,950 pontos.

Apesar do bom resultado, o quinteto formado por Beatriz Linhares, Camila Rossi, Deborah Medrado, Nicole Pírcio e Vitória Guerra ficou fora do top 8 da final, acabando na 10ª posição. Prévia do Mundial, a competição foi liderada pela Bulgária, atual campeã mundial de cinco bolas, que superou no critério de desempate a anfitriã Rússia, atual campeã olímpica - cada conjunto tirou 29,000 pontos. A Itália foi o terceiro melhor conjunto, com 28,550 pontos.

No Pan de Lima, o Brasil fez a melhor nota da classificatória de cinco bolas com 23,650 pontos, mas falhou na final e acabou com o bronze, com 22,500 pontos. Em Kazan, o Brasil cresceu com novidades na série.

- Após o Jogos Pan-Americanos fizemos algumas mudanças no início da coreografia para aumentar nossa nota de dificuldade. Este é o nosso objetivo e hoje foi cumprido, a construção da nota a cada competição. Estamos muito felizes de elas terem conseguido acertar a série e consequentemente atingir esta nota inédita - disse a técnica Camila Ferezin.

Nas provas individuais, as brasileiras não alcançaram finais por aparelhos. Natália Gaudio conseguiu 16,350 pontos no arco e 16,600 na bola, ficando em 33º lugar na parcial do geral, uma posição à frente de Bárbara Domingos, que tirou 14,450 no arco e 18,450 na bola.

O conjunto do Brasil e as ginastas do individual voltam a se apresentar neste sábado em Kazan, no segundo dia de classificatórias, que vão definir as colocações no geral.

Programação da Copa do Mundo de Kazan

Dia 31/08 (sábado)
5h45 – classificatória individual (maças e fita) – Natália Gaudio e Bárbara Domingos
10h45 – classificatória de conjuntos (prova mista - três arcos e dois pares de maças)

Dia 01/09 (domingo)
6h – final individual - arco
6h30 – final individual - bola
7h – final de conjunto – cinco bolas
8h – final individual – maças
8h30 – final individual – fita
9h – final de conjunto – prova mista (três arcos e dois pares de maças)

* Horários de Brasília