Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Esporte

Sidrolândia sedia até domingo 2ª etapa do 17º campeonato brasileiro de orientação

Nesta sexta-feira aconteceu na sede da Associação ADCS/JBS a solenidade de abertura e a largada da competição de revezamento programada para o perímetro urbano.

Flávio Paes/Região News

05 de Junho de 2015 - 16:03

Desta sexta-feira até domingo, Sidrolândia vai ser a capital nacional da orientação, esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola. Aproximadamente 450 atletas de diversos estados estão na cidade para participar da competição que será disputada na Fazenda Piana.

Nesta sexta-feira aconteceu na sede da Associação ADCS/JBS a solenidade de abertura e a largada da competição de revezamento programada para o perímetro urbano. A última vez que Mato Grosso do Sul recebeu esta competição de âmbito nacional foi em 2007. Alguns competidores viajaram de ônibus mais de 1.460 quilômetros para vir a Sidrolândia participar desta etapa do campeonato.

É o caso dos militares da Marinha, Fábio Kuczkoski, 30 anos, Sidnaldo de Souza Faria, 27 anos e Tiago Cunha, 26 anos, que vieram do Rio de Janeiro. Fábio lidera a competição na modalidade individual com 75 pontos depois da etapa realizada na cidade catarinense de Rancho Queimado. Mato Grosso do Sul também estará representado na competição, por atletas como Paulo Roberto (58), Jorge Nakamura (57) e Dorival Calmon (58), com exceção de Paulo, todos são militares que servem na Capital em unidades do Exército.

O secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Clayton Ortega, ao lado do secretário de Governo, Ilson Peres, acompanha ás competições.  A estimativa é de que o evento esportivo tenha atraído mais de 800 pessoas vindas de todas as regiões do País, isto porque cada atleta veio acompanhado de um amigo ou parente.

Foto: Marcos Tomé/Região News

http://i.imgur.com/01TBqPi.jpg

O que é o esporte?

Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área grande e desconhecida. Pronto, você já pode começar a praticar corrida de orientação. Mas o que seria isto? Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Além disto, é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, com isso criou-se o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes. Apesar de tudo, não é tão simples quanto parece. A característica própria da orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio.

Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc. Ou seja, não basta ter apenas os equipamentos necessários.

Por trás de uma prova, existe toda uma equipe para organizá-la, mapear a área, distribuir os pontos de controle e garantir a segurança dos participantes. A Orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).

O esporte, que não pode ser considerado de aventura ou radical, tem como regras básicas: passar por todos os pontos de controle; marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza.